Especial Bienal do Livro Rio 2019: Walcyr Carrasco e Pedro Bandeira estão entre atrações de Salamandra e Moderna


A Moderna e Salamandra apresentarão os principais lançamentos de seus autores exclusivos durante a XIX Bienal Internacional do Livro do Rio, realizada até 8 de setembro, no Riocentro (RJ). Os escritores Walcyr Carrasco, Pedro Bandeira e Ilan Brenman farão lançamentos ao longo do evento com uma programação de sessão de autógrafos no estande das editoras (Pavilhão Azul K95). 

O primeiro a se apresentar será o novo autor exclusivo de obras de literatura infantojuvenil da Editora Moderna, Ilan Brenman. Ele lançará dois livros inéditos: Famílias e Refugiados. Os novos títulos marcarão a inauguração da biblioteca do escritor, organizada em coleções e que reunirá gradativamente as mais de 70 obras de Ilan, todas reformuladas e com novos projetos gráficos, capas, ilustrações. 

O escritor Pedro Bandeira, que já vendeu mais de 25 milhões de exemplares, e grande admirador das histórias de Monteiro Lobato, lançará o livro Narizinho, a menina mais querida do Brasil. O volume fala sobre a personagem Narizinho, considerada pelo autor a mais importante da literatura brasileira, ao lado da imortal Capitu, de Machado de Assis. Para Pedro Bandeira, a menina é a principal representante da obra infantil de Lobato, mesmo quando a escolha popular aponta para Emília. Ao falar sobre sua escolha em escrever sobre Narizinho, Pedro explica que Emília concentra as passagens mais bem-humoradas da série, mas a verdadeira protagonista, e sua favorita, é Narizinho.

Quem visitar o estande da Moderna e da Salamandra na Bienal Internacional do Livro Rio poderá encontrar outro grande fã de Lobato, Walcyr Carrasco, que já escreveu diversas novelas, peças de teatro e publicou mais de 40 livros infanto-juvenis. Ele lançará duas obras adaptadas: Reinações de Narizinho e A Reforma da Natureza. Walcyr apresentará uma "retextualização" que preserva a estrutura, os personagens e o fluxo da narrativa criada por Lobato. Segundo Walcyr Carrasco, as histórias passam a incluir e-mails, laptops, tablets e celulares, para responder às mudanças nas tecnologias de lá para cá. Além disso, o autor adaptou passagens que tratam pessoas negras de maneira depreciativa e substituiu palavras que se tornaram pouco usadas, aproximando as histórias das crianças de hoje. 

O espaço da Moderna e da Salamandra também oferecerá ações promocionais de vendas de livros no local, venda de livros autografados, com brindes exclusivos (sacola, livro-travesseiro, marcadores de páginas) dos lançamentos das duas editorias. No local ainda serão realizadas oficinas e contações de histórias para o público infantil. 

Programação no estande Moderna e Salamandra: 
06/09 • 16h às 18h - Ilan Brenman (lançamento da biblioteca Ilan Brenman e Livros Refugiados e Famílias) 
07/09 • 11h às 12h- contação de histórias e oficina • 14h às 16h30 - Pedro Bandeira (lançamento adaptação da obra de Monteiro Lobato: Narizinho – A Menina mais querida do Brasil) • 17h às 18h30 - Ilan Brenman lançamento da biblioteca Ilan Brenman e Livros Refugiados e Famílias) 
08/09 • 12h às 13h - contação de histórias e oficina • 16h às 17h - contação de histórias e oficina

Comentários