Notícia: Livro reúne crônicas de Pedro Cardoso

O autor e dramaturgo Pedro Cardoso reúne em PedroCardosoEuMesmo: Em busca de um diálogo contra o fascismo brasileiro as crônicas políticas postadas em seu perfil de Instagram ao longo de quase três anos e analisa a relação com as redes sociais, com as fake news e com as selfies para, como num manifesto, conclamar: “Mil vezes um abraço do que milhões de likes; mil vezes um olhar do que miniaturas de coração. (...) Mil vezes vinte ou trinta pessoas num teatro do que 1 milhão de seguidores no Instagram”. Livro deu origem a espetáculo teatral inédito que será encenado em São Paulo. 

Ainda que não se trate, como afirma Pedro Cardoso na introdução, de um livro de filosofia política ou de ciências sociais, as considerações acerca da lógica e da dinâmica do Instagram são de grande valor e instigam a reflexão sobre o espírito de nosso tempo. A rede onde posta suas crônicas é chamada de “praia” idealizada com a finalidade de venda de publicidade. Ciente disso, conclama seus seguidores a propagandear suas ideias. 

PedroCardosoEuMesmo: Em busca de um diálogo contra o fascismo brasileiro se divide em oito partes, começando pelas postagens mais recentes, entre a posse de Jair Messias, como ele costuma se referir ao presidente, até 31 de março de 2019, quando o tom se eleva para criticar a decisão de se comemorar o golpe de 1964, e retrocedendo até a posse de Michel Temer. Alguns marcos pontuam cada um dos períodos, entre eles o assassinato da vereadora Marielle Franco, a prisão de Luiz Inácio Lula da Silva, a facada em Bolsonaro e o incêndio do Museu Nacional.

Sobre o autor
Pedro Cardoso é ator, roteirista e escritor. Autor do romance O livro dos títulos, também pela Editora Record, PedroCardosoEuMesmo: Em busca de um diálogo contra o fascismo brasileiro é seu primeiro livro de não ficção. Como ator, ficou conhecido por interpretar o personagem Agostinho Carrara em A grande família, uma das séries mais bem-sucedidas da televisão brasileira, e pelas peças O autofalante e Os ignorantes, sucesso de público e crítica.

Serviço 
Livro: PedroCardosoEuMesmo: Em busca de um diálogo contra o fascismo brasileiro
Autor: Pedro Cardoso
Editora: Editora Record | Grupo Editorial Record
Páginas: 406
Preço médio: R$ 34,90

Comentários