Notícia: 31º Troféu HQMIX comemora os 150 anos da publicação do primeiro quadrinho brasileiro

A 31ª edição do Troféu HQMIX vai comemorar os 150 anos da publicação do primeiro quadrinho brasileiro. A coordenação do evento apresenta a escultura da estatueta, baseada no personagem Nhô Quim, do autor Angelo Agostini, para ser o troféu deste ano. A escultura foi confeccionada no processo 3D pelo artista plástico Itamar Braga, com a reprodução do artista Wilson Iguti

Angelo Agostini, italiano radicado no Brasil, foi personagem importante da época, como ativista pelo movimento republicano e antiescravagista. Considerado o maior artista gráfico do segundo reinado, começou a publicar quadrinizações antes dessa data, em O Cabrião, em São Paulo. Mas, foi na primeira graphic novel do mundo, As aventuras de Nhô Quim, que criou personagem fixo e com capítulos semanais, publicados na revista Vida Fluminense.

Já, o escolhido como o Grande Mestre dos Quadrinhos, desta edição do Troféu HQMIX, é Carlos Edgard Herrero, que trouxe grande contribuição para toda a área das HQs no Brasil.

Concorrentes aos Troféus de Projeto Editorial e Projeto Gráfico
Duas categorias com grande concorrência pela qualidade gráfica e pela qualidade editorial estão concorrendo a duas premiações. O resultado desses e de todos os outros itens da premiação serão divulgados dias antes do evento que acontecerá em 15 de setembro de 2019, às 17h30, na comedoria do SESC Pompeia, com apresentação de Serginho Groisman.

PROJETO EDITORIAL
01 - A Arte de Charlie Chan Hock Chye (Pipoca & Nanquim)
02 - A Zika #5 (Independente)
03 - Estória tristes e piadas ruins (Independente)
04 - Frankenstein 200 (Clepsidra)
05 - Imaginário Coletivo (Darkside)
06 - Isto não é um Assassino (SESI-SP)
07 - Luto (Peba)
08 - Paraíso Perdido (Darkside)
09 - QP (Lote 42)
10 - Refugiados – Última Fronteira (Darkside)
11 - Teatro do Pavor (Skript)
12 - Todos os Santos (Veneta)
13 - Estória tristes e piadas ruins (Independente)

PROJETO GRÁFICO
01 - 5 Por Infinito (Pipoca & Nanquim)
02 - Ayako (Veneta)
03 - Billy Soco Vol 2 (Independente)
04 - Box Noites de Trevas – Metal X Sepultura (Panini)
05 - Imaginário Coletivo (Darkside)
06 - O Perfeito Estranho (Veneta)
07 - Partir (Independente)
08 - Projeto Corsários – Os Senhores do Novo Mundo (Independente)
09 - Smoking Mata (Independente)
10 - Tekon Kinkreet (Devir)
11 - Uma dobra no tempo (Darkside)
12 - Uzumaki (Devir)

Sobre o Troféu HQMIX
O Troféu HQMIX foi criado em 1988, pela dupla JAL e Gualberto Costa, no programa TV MIX, da TV Gazeta. O prêmio logo foi apadrinhado pelo então apresentador do programa, Serginho Groisman. A votação nacional é feita pela categoria dos desenhistas de HQs e Humor Gráfico, por meio da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e do Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil (IMAG).

Comentários