15 de agosto de 2018

Notícia: Blog literário doa cerca de 20 livros todo mês

"Uma casa sem livros é como um corpo sem alma", foi refletindo sobre a citação do pensador italiano Cícero, que Josy Souza, 22 anos, estudante de jornalismo decidiu criar um projeto de doações de livros dentro do blog Estante da Josy, do qual é autora. Todo mês ela posta uma lista com as obras disponíveis para serem doadas. Os interessados devem escolher, no máximo, dois livros por vez. 

Para estar apto a escolher um livro, o leitor deve, primeiramente, curtir a página no facebook “Estante da Josy”. Então, entrar em contato in box informando o endereço (incluindo o CEP) e o nome completo dos livros que gostaria de receber. Caso o livro desejado ainda esteja disponível, Josy envia o valor do frete e a conta para o depósito do mesmo. Após a confirmação do pagamento, a obra é enviada. O objetivo maior do projeto é que cada pessoa possa ter a sua biblioteca particular.

História do projeto
Tudo começou porque a autora do projeto (Josy) queria uma estante! Ela pedia todos os dias para que o pai fizesse uma, mas por ter muitos livros, inclusive vários que ela não iria ler, ele se recusava. Então ambos fizeram um acordo: se Josy doasse uma parte dos livros, ele faria a tão sonhada estante. Ele concordou, então Josy colocou a sua parte do trato em prática. Ela selecionou todos os livros que não tinha muito interesse em ler e que, realmente, estavam apenas ocupando espaço. 

No final, Josy acabou recheando uma caixa inteira com os livros! Mas ela não conhecia muitas pessoas interessadas em literatura no bairro em que mora, por isso decidiu anunciar na internet. A estudante reativou um blog que tinha feito há alguns anos, e publicou que estava doando livros e, para reforçar, divulgou também em alguns grupos no facebook. 

Josy confessa que não esperava tanta repercussão. “Meu computador até travou de tantas pessoas interessadas!”. Na medida do possível, ela atendeu todos os pedidos, reservou e combinou o pagamento do frete. Quando se deu conta, já havia doado todos os livros. A estudante até se surpreendeu quando começou a receber inúmeras mensagens de carinho e incentivo, das pessoas que receberam os livros. 

A blogueira lembra que um pedido em especial a marcou muito. Uma leitora entrou em contato e pediu para que deixasse para ela todos os livros que sobrassem na lista. “Ela estava muito empolgada, me falou sobre suas paixões literárias e o quanto ficou feliz com meu anúncio”, conta. 

Então, quando restavam mais ou menos 25 livros, Josy os colocou em uma caixa junto com uma cartinha desejando as felicitações pelo aniversário dela, que estava próximo, em um envelope repleto de referências a Paula Pimenta, escritora preferida de ambas, e os enviou para o seu novo lar. 

“Quando ela recebeu a caixa de livros, eu recebi algo melhor”, lembra. A mãe da leitora ligou para Josy agradecendo imensamente pelo que tinha feito, e contou que a filha correu diversas vezes pela casa com a caixa nas mãos e ficou muito emocionada. 

“Jamais vou me esquecer disso! Isso me preencheu de um sentimento tão bom, que eu viciei e quis sentir essa sensação sempre”. Por esse motivo Josy decidiu continuar. Mês a mês ela seleciona livros da própria estante e também de doações de leitores e amigos que contribuem para o projeto e publica a lista no blog para doar.

Em mais de dois anos de projeto, Josy continua recebendo recadinhos de agradecimento, e diz que esse é o seu combustível para não desistir. A ideia de doar para pessoas e não para entidades “é que eu acredito que todos têm o direito de ter sua própria biblioteca particular, pois eu sei que esse é o maior sonho de qualquer leitor. Ah, e eu consegui minha estante! ”. (risos)

Como funciona o projeto
Josy anuncia antecipadamente na fanpage do blog (facebook.com/Estantedajosy) a data em que a lista será publicada. No dia marcado, os livros disponíveis para doação ficam listados no blog (www.estantedajosy.com.br). A pessoa interessada manda uma mensagem inbox na fanpage com os títulos escolhidos, no máximo dois por pedido, e os dados postais.

Em seguida, estando disponíveis, ela consulta e passa o valor do frete. O interessado faz o pagamento do frete por depósito ou transferência bancária e envia o comprovante. Logo depois Josy faz os envios e retorna com os códigos de rastreio. 

Sempre que possível os leitores enviam fotos dos livros quando chegam e Josy publica todas na fanpage. Já foram doados romances, biografias, espíritas, policiais, infantis, técnicos entre outros. Ela não doa apenas livros didáticos por conta do peso. Como são mais pesados, o valor do frete fica mais elevado e não compensa muito. Josy calcula que cerca de 550 livros já foram doados no decorrer de, mais ou menos, 2 anos do projeto.

Sobre o blog
O Estante da Josy foi criado para compartilhar a paixão pela literatura. O projeto de doação de livros, foi criado ainda no começo do blog e seguiu como um projeto paralelo ao já desenvolvido. Atualmente, além do projeto de doação, o blog conta com uma variedade de publicações sempre voltadas ao universo literário. Josy, a autora, sempre cultivou essa paixão pelos livros e encontrou na internet uma maneira de compartilhar o seu sentimento. 

Para quem quiser colaborar, doando livros para o projeto, pode entrar em contato pelo e-mail: contato@estantedajosy.com.br. Ou enviar para o endereço: Rua Clodomiro Pereira, 43 - Casa 01 - Parque Vitória Régia 1 - Sorocaba/SP - 18078-369

Confira mais sobre o projeto aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário