11 de agosto de 2018

Especial Bienal do Livro SP 2018: Após 18 mil downloads, romance histórico é lançado em papel


O romance histórico Sesmaria: Cruzeiro, O Quilombo das Luzes, do historiador Tarcísio José Martins, escrito em 1991 e lançado gratuitamente em e-book em 2001, só nos últimos dois anos, registrou mais de 18 mil downloads na internet e, agora, ganha sua primeira edição em papel, com lançamento durante a 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo pela MG Quilombo Editora

A obra, que tem o objetivo revelar a falsidade na historiografia nacional e os hediondos genocídios praticados nos anos setecentos, teve o seu conteúdo atualizado e enriquecido por mais 26 anos de pesquisas do autor, além de 21 imagens feitas pelo ilustrador Bruno Costa a respeito dos personagens principais, como, por exemplo, de Francisco Adão (ou Chico Beiçado). 

A história se passa nas Minas Gerais do século XVIII que, embora conhecido mundialmente como o Século das Luzes, no caso do Brasil, o autor o denomina como o Século da Escuridão, visto o buraco escuro, em que muito pouco se sabe, dos 68 anos compreendidos entre 1720 e 1788/1792. Entre lutas e romances, seus personagens e fatos apresentados pelo narrador “Escriba Maldito”, que tem vocabulário arcaico e, como diz o autor, gostosamente redundante, são todos baseados em arquivos de processos e depoimentos, bem como em causos e crendices da própria região e época. 

Além disso, com os detalhes propositalmente redundantes com relação à descrição de roupas, comidas, festas e armas utilizadas pelos personagens, esta obra poderá tanto facilmente virar imagem, como também ser referência para compor imagens de futuras outras obras audiovisuais, como cinema e novela. E não para por aí: a geografia de locais e vilas descritos no romance são reais, pois o autor visitou e fotografou todos os locais que descreve em seu livro; portanto, quem quiser também poderá visitar esses lugares. 

Sobre o autor
Foto: Divulgação/Google+
Tarcísio José Martins é advogado aposentado, poeta, romancista e incansável historiador brasileiro, nascido em Moema/MG (1949). Dedica-se há mais de 30 anos a pesquisas a respeito da história do negro no Brasil, tendo publicado diversos livros (como a trilogia Quilombo do Campo Grande) e artigos sobre o tema, inspirado premiado documentário (Quilombo, do Campo Grande aos Martins - 2007, do cineasta Flávio Frederico) e recebido diversas homenagens (como a Medalha Santos Dumont – Ouro 2013, concedida pelo Governo de Minas Gerais). 

Tarcísio também criou site que, desde 1998, tem sido fonte de informações sobre a história do negro no Brasil para professores e alunos do ensino fundamental e médio. Além disso, ministra palestras sobre o assunto por escolas e instituições do país. 

Sobre a MG Quilombo Editora
Com o início das suas atividades em fevereiro de 2018, a MG Quilombo Editora se dedica à História e à Cultura Negra Mineira e tem suas raízes em site que, desde 1998, tem sido fonte de informações sobre a história do negro no Brasil para professores e alunos do ensino fundamental e médio.


Serviço
Livro: Sesmaria - Cruzeiro, O Quilombo das Luzes
Autor: Tarcísio José Martins
Editora: Tejota Editor/MG Quilombo Editora
Ano: 2018
Páginas: 428  e 21 ilustrações
Preço: R$ 100
Lançamento: 25ª Bienal Internacional do Livro de SP
Local: Estande da editora MG Quilombo (E100M) na Travessa Literária

Nenhum comentário:

Postar um comentário