31 de julho de 2018

Resenha: Sob a Luz da Escuridão - Ana Beatriz Brandão


O quinto livro publicado da escritora Ana Beatriz Brandão, Sob a Luz da Escuridão, traz o amadurecimento da autora e é uma obra composta por distopia, romance e sobrenatural. Uma mistura que prende o leitor às páginas desse livro.

Sinopse: O mundo não está a salvo dos humanos. Da autora de O Garoto do Cachecol Vermelho. Guerras e destruição, causadas pela ganância de um homem, quase levaram a raça humana à extinção. Com a radiação das bombas nucleares, o DNA humano sofreu mutações e uma nova espécie surgiu: os metacromos, seres especiais, com poderes extraordinários. Em meio ao caos de um mundo pós-apocalíptico, Lollipop e Jazz são resgatadas do instituto onde eram mantidas prisioneiras. Com as memórias apagadas, elas não sabem por que estavam ali nem quem as libertou. E, enquanto buscam respostas sobre suas origens, só lhes resta lutar pela sobrevivência. Evan, um vampiro milenar, lidera com mãos de ferro uma das mais poderosas áreas do planeta. Mas quando, por obra do destino, ele reencontra a mulher que pensou estar morta há décadas, tudo desmorona e ele é obrigado a enfrentar o passado. Ana Beatriz Brandão apresenta um mundo totalmente novo ao leitor em Sob a Luz da Escuridão. A raça humana não é mais a mesma, novas espécies foram criadas e agora é cada um por si. Uma história eletrizante, cheia de ação, tensão e romance, que vai provocar fortes emoções no leitor. Prepare-se e escolha seu lado nessa guerra: você é um metacromo ou um Deles?

Como já disse na resenha de outro livro da autora, Ana se desafia na escrita literária e desafia seus leitores também. Afinal, ela busca mergulhar em diversos gêneros literários e convida quem lê a fazer isso também. 

Em Sob a Luz da Escuridão os pontos descritos acima se mostraram presentes. A escritora põe ação e emoção logo nas primeiras folhas e vai discorrendo sobre a história de uma forma espetacular, explicando os ambientes, as histórias dos personagens e um mundo diferente do que conhecemos atualmente. 

Me agradou bastante Ana trabalhar com personagens de características tão marcantes, fortes e que em alguns momentos se contrastam. São personalidades que se chocam e o leitor não consegue prever as reações. 

Como leitora, pude me aproximar dos sentimentos e pensamentos dos personagens e não senti falta de “saber mais” sobre eles.
"Até mesmo a forma como se moviam perto um do outro era diferente, eles eram como peças de um quebra-cabeça (...), ficou evidente quanto eles se completavam."
Distopia. Política. Vampiros. Romance. Sobrenatural. Poderes. À princípio pode parecer estranho tudo isso em uma única obra, mas posso dizer que Ana ligou muito bem os pontos e construiu um enredo bem interessante e envolvente.

A narração do livro é em primeira pessoa e reflete os acontecimentos sob a ótica da personagem Lillipop. Em alguns momentos outros personagens também tomam a voz e apresentam os seus pontos de vista diante das situações.

Quanto ao tamanho dos capítulos, eles variam de acordo com a necessidade de se falar menos ou mais sobre alguns fatos que acontecem ao longo das páginas.

Mesmo se tratando de uma distopia, o leitor é convidado a matutar sobre política, economia e assuntos sociais e éticos que rondam o mundo. É de suma importância lembrarmos de encontrar a luz, inclusive em momentos de escuridão.

Além de uma leitura agradável, fluída e intrigante, o livro traz referências à obras anteriores da autora e, quem adquiriu Sob a Luz da Escuridão em pré-venda garantiu um marcador especial e cards desenhados pela própria autora.


A capa faz menção ao mundo distópico e pós-apocalíptico descrito na história. Na diagramação, destaco os símbolos desenhados que vinham ao lado do nome do personagem que narraria a parte a seguir. Ficou muito bom e deu um toque especial para a obra.

Sob a Luz da Escuridão é o primeiro de uma trilogia e a previsão é que os outros dois livros saiam em 2019.

Nota: 5/5

Serviço
Livro: Sob a Luz da Escuridão
Autora: Ana Beatriz Brandão
Editora: Verus
ISBN-13: 9788576866909
ISBN-10: 8576866900
Páginas: 336
Preço médio: R$ 30,00 

Um comentário:

  1. Que resenha incrível! Obrigada pelo carinho e por sempre apoiar meu trabalho! <3

    ResponderExcluir