5 de junho de 2018

Notícia: Shirley Souza aborda dilema entre tecnologia e sustentabilidade

A obra de Shirley Souza, Meu planeta, minha casa, a partir da relação entre três amigos faz importantes considerações entre o desenvolvimento das pequenas cidades e o meio ambiente.

No livro o adolescente Juba, personagem que tem dois melhores amigos em lados opostos, vive um grande dilema relacionado a essas questões. Com a instalação de uma empresa, vem um rápido desenvolvimento, abrem-se vagas de empregos para a comunidade e uma nova possibilidade de infraestrutura, que não existia anteriormente. Cadu, amigo de Juba desde a primeira infância, apoia e valoriza esta novidade. Do lado oposto, Blá, também amiga de Juba, desde a sexta série, percebeu os pontos negativos desta instalação com a falta de responsabilidade da empresa com o meio ambiente.

Para a autora, o livro debate uma questão importante da atualidade, a ambiental. “A vida das gerações futuras depende de nossa relação com o planeta. Se matamos um rio, atirando esgoto nele, temos menos água. Pegue esse exemplo e pense na realidade do acesso à água doce no mundo. A situação é séria e só tende a se agravar. E não é mais uma situação do amanhã distante. Está acontecendo agora”, ressalta.

Nas ilustrações de Jan Limpens, além de desenhos dos personagens há a utilização de recursos gráficos, mapa, reprodução de e-mails, infográficos e manifestos.

Sobre o autor
Shirley Souza é formada em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pela ECA-USP. Já trabalhou em diferentes áreas e foi publicitária, professora, editora, ilustradora e, agora, é escritora e também trabalha com a produção de conteúdos didáticos. Fez algumas especializações buscando aprofundar seu conhecimento em áreas que a interessavam. Uma dessas especializações foi em Educação Ambiental (SENAC-SP). Tem 47 livros publicados e ganhou dois prêmios literários, o Jabuti – pelo livro "Caminho das pedras" – e o Jóvenes del Mercosur / Argentina – por "Rotina (nada normal) de uma adolescente em crise". Para conhecer mais sobre a autora www.shirleysouza.com

Serviço
Livro: Meu planeta, minha casa
Autora: Shirley Souza
Ilustrações: Jan Limpens
Editora: Editora do Brasil
Formato: 17 x 24 cm
Páginas: 136 páginas
Preço médio: R$ 48,60

Nenhum comentário:

Postar um comentário