27 de abril de 2018

Notícia: Poeta mineiro explora metáforas de voos e quedas

A experiência poética, nesta obra de Eduardo Veras, é comparada ao voo de um avião – uma experiência fascinante e transitória, bela e artificial – que cruza o deserto azul do céu, num evento que produz provisoriamente um certo deleite estético, contemplativo, que perdura até o pouso ou queda, para retomar uma a imagem central em quase todos os poemas de Deserto Azul

No prefácio do livro, o crítico e professor Gustavo Silveira Ribeiro reforça essa imagem em suspensão presente nos poemas de Veras: “Suspenso entre o céu e o mar, flutuando no interior cilíndrico de um avião entre duas imensidões vazias (e azuis), o poeta pensa e recua, preferindo, ante a possibilidade de entregar-se ao fluxo incontrolável dos acontecimentos (e também da linguagem), dar um passo atrás: respiro fundo antes da palavra”. 

O livro terá dois lançamentos em Minas Gerais, estado do poeta: um, no próximo dia 28, em Belo Horizonte (das 15 às 18h, no Espaço Guaja – Av. Afonso Pena, 2881); e o outro, em Uberaba, dia 05 de maio (das 10h às 14h, na Livraria Lemos e Cruz – Av Maranhão, 1419). 

Sobre o autor 
Eduardo Veras nasceu em Belo Horizonte, em junho de 1982. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Estudos Literários da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), localizada em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Pós-doutor em Teoria Literária pela UNICAMP e doutor em Literatura Comparada pela UFMG, tem se dedicado ao estudo da poesia moderna e contemporânea no Brasil e na França. Cursou estágios de pesquisa no “Centre de Recherche sur la Littérature Française du XIXe Siècle” da Sorbonne, em Paris. É autor de O Oratório poético de Alphonsus de Guimaraens: uma leitura do Setenário das Dores de Nossa Senhora (Relicário, 2016) e co-organizador de Por uma literatura pensante: ensaios de filosofia e literatura (Fino Traço, 2012). 

Serviço
Livro: Deserto azul – poesia 
Autor: Eduardo Veras 
Editora: Penalux
Especificações: 14 cm x 21 cm
Páginas: 64 
Preço médio: R$ 34,00 

Nenhum comentário:

Postar um comentário