13 de março de 2018

Resenha: Divina Essência - Helena Andrade

O livro Divina Essência é o mais recente romance da autora Helena Andrade. A obra, publicada pela Ler Editorial, reforça que a escrita de Helena nos convida para uma leitura contínua e que desperta diferentes sensações ao leitor.

Sinopse: Já imaginou se você tivesse a chance de encontrar a cura para uma doença? E se esta doença atingisse pessoas que você ama? Uma história de amor arrebatadora, entremeada pela luta de uma intrépida pesquisadora na busca pela cura de uma doença. Melissa é uma bióloga engajada na pesquisa de plantas com propriedades terapêuticas. Após anos de estudos, ela descobre uma flor rara, capaz de trazer novas possibilidades no tratamento de uma doença hematológica. Unindo-se a uma equipe de cooperação internacional ela parte em busca do objeto de sua pesquisa. Lá ela conhece Giovanni, um jovem médico italiano por quem seu coração irá bater mais forte. Mas ele não está livre para viver esta paixão e Melissa descobrirá que a pesquisa tem mais implicações em sua vida do que poderia imaginar, fazendo surgir novos desafios capazes de impulsioná-la à ultrapassar seus próprios limites. Envolva-se nesta jornada na busca incessante para manter a vida.

Antes mesmo do prólogo, a autora teve o cuidado de trazer uma nota explicando que a doença tratada na trama é real e explanar um pouco sobre as características dessa enfermidade. Neste momento Helena aborda sobre a importância de preservar o meio ambiente, do governo investir em pesquisas e dos estudos para melhorias na medicina.

Isto posto, a história começa e pouco a pouco o leitor é apresentado aos personagens, que por sinal são bem elaborados, conhecendo parte da vida de cada um aos olhos de Melissa. Também é introduzida a profissão da personagem e de seus colegas, explicações de qual a função de cada um em uma pesquisa que pode envolver novo tratamento medicinal partindo de uma planta.
"Por muito tempo me culpei por ter sido a causador de tanto sofrimento, por ter falhado tantas vezes." 
A doença hematológica discutida no livro não é tratada de forma rasa, uma vez que a autora fez pesquisa e conversou com profissionais da saúde, mas também não tem toda uma explicação medicinal. Acredito que esse assunto foi muito bem retratado para o desenvolvimento da história, que além de medicina trata de propriedades fármacas e biológicas.
 Por tudo que vocês me contaram sobre a pesquisa, entendi ser este medicamento uma possibilidade de conversar com o sistema hematopoiético, as células tronco, na medula óssea. Que por sinal está localizado principalmente no osso ao lado do coração e é responsável pela produção de células que faz om que o nosso organismo possa funcionar com equilíbrio para a manutenção da vida".    
  Divina Essência!"

O romance é extraordinariamente envolvente e por vezes a trama vai além dos clichês de histórias de amor. São delicadas e sutis as frases que expressam os sentimentos e ações dos personagens. Quem lê se aproxima de tudo isso e fica na expectativa, torcendo, acreditando que tal coisa vai acontecer e a autora vem e surpreende com o desenrolar da história e dos fatos.

A obra discorre também sobre relações familiares, amizades, questões da natureza e diversidade cultural. Além disso, os cenários escolhidos para ambientar as cenas são muito bem descritos e aguçam o imaginário do leitor.

Fico encantada diante do modo como as obras escritas por Helena Andrade prendem minha atenção e me convidam para ler mais e mais páginas, despertando a curiosidade pelo desfecho dos livros e sabendo que nas páginas seguintes poderei experimentar diferentes emoções ao adentrar na história contada.
"Parecia-me que os caminhos, ainda que sinuosos, colocados a nossa frente convergem em situações necessárias ao nosso desenvolvimento." 
A narração da obra é em primeira pessoa e quem conta a história é a protagonista Melissa. A fonte utilizada no texto e as folhas amareladas contribuem para uma leitura agradável. O trabalho de diagramação é excepcional, as imagens que abrem os capítulos possuem total conexão com o teor da trama. Na capa são encontrados alguns detalhes descritos ao longo da obra.

Ao final do livro há uma Playlist e algumas músicas mencionadas em alguns momentos da história. Com relação à revisão, pude notar alguns erros de ortografia, mas nada que impedisse uma leitura espetacular.

Indico o livro para quem curte romances, para quem já leu obras da autora e para quem desejar ter uma leitura que desperte as mais diferentes emoções no leitor.

Mais uma vez Helena Andrade me encantou com suas palavras e uma linda história!

NOTA: 5/5

Serviço
Livro
: Divina Essência
Autora: Helena Andrade
Editora: Ler Editorial
ISBN-13: 9788568925553
ISBN-10: 8568925553
Ano: 2017
Páginas: 296
Preço médio: R$ 39,90
Compre emShoptime | Submarino | Americanas | Saraiva | Amazon | Livraria da Folha 

Um comentário:

  1. Dani, a resenha está maravilhosa!
    Você relatou com delicadeza tudo o que desejo que o leitor vivencie quando lê a história. Gratidão por me dar este feedback!
    Retornos como este me fazem querer escrever mais e mais. <3
    Sucesso com sua carreira blog!

    ResponderExcluir