6 de março de 2018

Resenha: As Aventuras de Tibor Lobato: O Oitavo Vilarejo - Gustavo Rosseb



Enfim, fiz a leitura do aclamado As Aventuras de Tibor Lobato: O Oitavo Vilarejo, de Gustavo Rosseb. A obra já foi considerada como "Harry Potter tupiniquim" e já até teve seus direitos vendidos para o cinema. E posso dizer de boa cheia: O livro é sim tudo isso que falam.

Sinopse: Depois de perder os pais num terrível incêndio no acampamento cigano onde moravam e passar dois anos num orfanato, Tibor Lobato e sua irmã Sátir são encontrados pela avó e vão morar no seu sítio. Ali fazem amizade com Rurique, um garoto conhecedor das lendas e histórias de assombração do lugar. Durante a quaresma, coisas muito estranhas começam a acontecer na região e seres fantásticos do folclore - como a Mula Sem Cabeça, o Boitatá e a Cuca - ganham vida e começam a assombrar os habitantes dos Sete Vilarejos. Os três começam a correr perigo quando descobrem segredos que ligam a família dos irmãos a esses seres fantásticos e a um lendário Oitavo Vilarejo. À partir daí inicia-se uma odisseia cheia de magia, que levará os três amigos a reconhecerem e valorizarem virtudes como lealdade, coragem, esperança e amizade. 

Primeiramente, sempre quis saber mais sobre as histórias folclóricas escondidas em nosso País, pois, desde pequeno, lia na revista Recreio sobre a mula-sem-cabeça, o Saci Pererê e, então conheci ainda mais por meio da TV Cultura, nos maravilhosos programas Catalendas e A Turma do Pererê (baseado em obra homônima do saudoso Ziraldo). Só que, talvez por falta de pesquisa minha, nunca busquei tal conteúdo em livros.

Eis então que surgiu Gustavo Rosseb e Tibor Lobato. É incrível como as histórias do nosso País são muito bem dispostas nas 224 páginas. O sentimento de ternura, companheirismo, entre outros, também se faz muito nítido. Sem contar as surpresas que descobrimos acerca da família de Tibor - da mesma forma como quando descobrimos os segredos da família Potter.

"O tumulto de uma luta tirou Tibor do transe causado pelo pânico e alimentou suas esperanças novamente. O menino que segurava a taça olhou para trás e e viu o mesmo que Tibor: Uma porca, duas vezes maior que um adulto, 'toureando' as crianças da roda como se fossem pinos de boliche. Málabu aparecia do outro lado da clareira, junto com Rurique e partiram logo para a briga."
(Página 95)
A diagramação que a jangada preparou, honestamente, foi uma das melhores que já vi. As letras são grandes, permitindo excelente leitura em qualquer condição. A ilustração da capa é muito bonita. A presença dos três amigos e do Boitatá ilustra bem a aventura, na minha opinião. Por fim, o jeito como Rosseb escreve - em terceira pessoa - é fluido e permite ao leitor compreender em detalhes as desventuras do trio. 

O Oitavo Vilarejo é mesmo um estouro e deve ser, inclusive, utilizado mais e mais nas escolas como livros de aprendizagem e ficar no imaginário das pessoas para sempre, junto com nossos grandes e renomados autores nacionais de todos os tempos. Gustavo Rosseb conseguiu, de fato, alcançar seu objetivo.

Confira abaixo mais sobre o livro nas palavras do próprio autor:



Serviço
Livro: As Aventuras de Tibor Lobato: O Oitavo Vilarejo (Livro Um)
Autor: Gustavo Rosseb
Editora: Jangada
Ano: 2015
Número de Páginas: 224
ISBN: 8555390443
Preço médio: R$ 26
Nota: 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário