28 de março de 2018

Notícia: Maria Valéria Rezende lança novo livro


Intitulado A Face Serena, a obra de Maria Valéria Rezende reúne contos que mostram a evolução e o amadurecimento de protagonistas que experimentam o contato com o outro, crescendo e relacionando-se com seus modelos familiares, enquanto no seu próprio desabrochar descobrem a violência dos sentimentos humanos, como a inveja e a ansiedade.

Também aborda um tema recorrente na literatura e na filosofia: a morte. Nesse sentido, o livro também propõe um refazer de percurso, uma memória reflexiva das primeiras experiências, como, por exemplo, o medo, a angústia, a cumplicidade com os avós, o calor dos primeiros modelos infantis e o descobrimento de um mundo cheio de possibilidades, e seu desenrolar-se, nem sempre feliz, ao longo dos anos.

Segundo os editores Wilson Gorj e Tonho França, os contos de Maria Valéria permitem ao leitor acompanhar as primeiras descobertas dos personagens e a potência de um sentimento puro e descontaminado de um tédio muitas vezes decorrente da vida adulta.

Sobre a autora
Nasceu em 1942, em Santos, SP, onde viveu até os 18 anos. Formada e Língua e Literatura Francesa, Pedagogia e mestre em Sociologia. Dedicou-se desde os anos 1960 à Educação Popular, em diferentes regiões do Brasil e no exterior, passando a trabalho por todos os continentes. Vive na Paraíba desde 1976. Às vésperas dos 60 anos, em 2001, começou a publicar literatura com a primeira versão do livro Vasto Mundo (Ed. Beca), re-editado em nova versão (2015, Alfaguara) traduzida e publicada na França em 2017 (Ed. Anacaona). Desde 2004 participa do Clube do Conto da Paraíba que a estimulou a continuar a escrever ficção. Seu romance O voo da guará vermelha (Objetiva, 2005) foi publicado em Portugal e França, além de receber duas edições na Espanha (espanhol e catalão). Ganhou um Jabuti em 2009, categoria infantil, com No risco do caracol (Autêntica, 2008) e em 2013, categoria juvenil, com o romance Ouro dentro da cabeça (Autêntica 2012). Escreve ficção, poesia e é também tradutora. Ganhou o Jabuti de melhor romance e livro do ano de ficção com Quarenta dias (Alfaguara, 2014). Em 2017, seu romance Outros Cantos ganhou o Prémio Casa de las Américas, Cuba, o Prêmio São Paulo e o prêmio Jabuti (3º Lugar). Participa do Movimento Mulherio das Letras.

Serviço
Livro: A face serena – contos
Autora: Maria Valéria Rezende
Editora: Penalux
Dimensões: 14 x 21 cm
Páginas: 158 
Preço médio: R$ 40,00 

Nenhum comentário:

Postar um comentário