16 de março de 2018

Notícia: Coletânea de poemas associa movimento das marés com mudanças da vida



Preia-mar é o mesmo que “preamar”. Significa maré cheia. Com este título, a porto-alegrense Juliana Ben lança o seu novo livro de poemas, publicado pela Editora Penalux

A obra é dividida em três partes: IDA, PERMANÊNCIA e MAIS ALÉM

A primeira parte carrega uma agilidade que não se deixa desvalorizar-se por sua brevidade; ao contrário, as temáticas apresentadas, com seus temas modernos, ganham charme justamente pela brusquidão com que temas de morte, temas de amor, de espera, chegam nos trechos fluídos e ágeis. O movimento de cheia se anuncia no andar pela cidade, nos fluxos de chegar, partir e chover; movimentos que ora são rápidos e rasteiros, ora lentos e perdidos, ora apenas são. 

No meio do caminho, fincam-se raízes, criações do fixo, do concreto. É o que representa a segunda parte do livro. Se é verdade que tudo se transforma, é verdade também que no espaço-tempo entre uma mudança e outra, há o que não muda, o que move sem movimento. O que fica conosco. 

Então, nos deparamos com a terceira parte, à guisa de conclusão das duas anteriores. A mudança nos leva além, mais além das formas, dos sentidos, do objetivo. O preia-mar se faz e o ciclo recomeça, mas sempre de uma forma diferente, com nuances que ora pesam e se agarram nas estruturas, ora rompem na fluidez da água, ora rompem na fissura do fogo. 

Sobre o autor
Juliana Ben, nascida das águas de março que fecharam o verão de 1983, é natural de Porto Alegre, RS. Da poesia à antropologia, circula atenta aos deslizes, dobras e atravessamentos possíveis. É autora da obra Te encontro nas minhas linhas em branco (Editora Artesanal Alpendre, 2012) e da Revista SubVersa (Patuá Editora). Em 2013, foi artista residente do projeto de diálogos artísticos Multigraphias, e integra, desde 2015, o coletivo de poetas Abrasabarca. Atualmente, vive em Florianópolis, SC. 

Serviço
Livro: Preia-mar – poesia 
Autora: Juliana Ben 
Editora: Penalux
Formato: 14x21 cm
Páginas:  62 
Preço médio: R$ 32,00 

Nenhum comentário:

Postar um comentário