28 de dezembro de 2017

Notícia: Vencedor do Concurso Nacional de Poesia de Araguari, poeta mineiro prepara para 2018 eventos de lançamento de livro em homenagem a Manoel de Barros

O jornalista, poeta, fotógrafo e compositor João Evangelista Rodrigues lança, em 2018, o livro Visões de João Manoel - A dupla imagem da poesia, em homenagem a Manoel de Barros, um dos mais consagrados escritores brasileiros da atualidade. Nascido em Cuiabá (MT) em 19 de dezembro 1916, o poeta dos pássaros e das águas, faleceu aos 97 anos, em 2014. A nova obra de João Evangelista já está em pré-venda no site da Soul Editora.

O poeta já havia utilizado a fotografia em outras obras suas, em 1989 no livro Mutação dos Barcos, por exemplo, fez fotos feitas às margens do Rio Madeira, em Rondônia. Nesta nova obra, resultado de mais de 10 anos de trabalho, inseriu poemas, prosa poética, diálogos e fotografia. A proposta inicial surgiu de uma ideia de João Evangelista nas aulas que ministrava de fotografia e propôs aos alunos que montassem uma exposição a partir de fragmentos extraídos do livro Ensaios Fotográficos (2011 – Record).

Tal projeto com os alunos acabou não acontecendo, mas a ideia seguiu firme à medida que João mergulhava na obra de Manoel de Barros. “O livro foi sendo construído e organizado sem pressa, em ritmo telúrico, de mesmo modo como se movem as nuvens, nascem e morrem os bichos e amadurecem s frutas silvestres”, declara o autor.

Em Visões de João Manoel - A dupla imagem da poesia, além da homenagem a Manoel de Barros, João coloca toda sua experiência como compositor, poeta e fotógrafo ao longo dos anos. Este novo livro é bem estruturado editorial e graficamente, e é dividido em três partes: Confluências, Um Estranho Sujeito e Visões. “Além do interesse literário pela obra de Barros, o livro foi motivado pela afinidade do poeta mineiro pelo universo manoelino, já que também tem origens rurais e conhece de perto as coisas e os mistérios da natureza, foi esta proximidade geográfico-afetiva que o possibilitou criar e desenvolver a linguagem poética de seu novo livro”, afirma o autor.

Esta nova obra de João Evangelista Rodrigues será lançada em 2018 e já está em pré-venda no site da editora. Autor e editora promoverão eventos de lançamento em algumas cidades e em breve divulgarão locais, dias e horários. Já em Janeiro, nos dias 19, 20 e 21 o autor promoverá uma oficina de fotografia em Caldas, MG. 

Sobre o autor
João Evangelista Rodrigues, 69, nasceu em Arcos (MG), na cabeceira do Rio São Francisco.  De uma maneira geral: jornalista e filósofo por formação, considerado uns dos principais poetas de Minas Gerais na atualidade, gestor cultural e compositor. Pesquisador das vertentes da arte-cultura brasileira, em especial o folclore e a viola caipira. Fotógrafo de visões surreais, coordenador de curso e professor universitário.

Serviço
Livro: Visões de João Manoel - A Dupla Imagem da Poesia
Autor: João Evangelista Rodrigues
Editora: Soul
Páginas: 74
Preço médio: R$36,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário