19 de dezembro de 2017

Notícia: Edições Sesc São Paulo publica livro sobre civilização islâmica em trinta biografias

O livro Civilização islâmica em trinta biografias: os primeiros mil anos oferece uma introdução à história e à cultura islâmicas por meio da biografia de personalidades que revelam a abrangência, a diversidade e a riqueza dessa civilização. 

A primeira parte, Islã e o Império: 600-850, apresenta nomes que participaram do projeto de fundir política e profecia, ou seja, da criação do próprio califado, seja inspirando-o, desenhando-o, vivenciando-o ou fundamentando-o racionalmente. A segunda parte, A comunidade islâmica: 850-1050, aborda o islã primordial, período de mudanças extraordinárias, quando o império tornou-se uma comunidade. A terceira parte, Uma síntese transitória: 1050–1250, traz a história de personagens que viveram sob o império Seljúcida enquanto este sofria pressão do império Fatímida e, em seguida, dos cruzados. Finalmente, sob o título de Ruptura e integração: 1250–1525, a quarta parte percorre uma época em que se instalou uma forma incipiente de troca integrada de tecnologias, ideias, bens e pessoas.

Os biografados presentes no livro não são um consenso acadêmico. Embora a maioria deles seja familiar, outros são pouco conhecidos e foram escolhidos por Robinson para acentuar determinados temas, tais como a permeabilidade da civilização e o sopro da cultura. Como o próprio autor explica na introdução da obra, a cronologia é interrompida no início do século XVI “não porque essa diversidade e criatividade tenham secado ou essa civilização tenha ficado apática, mas porque as estruturas econômicas e o panorama político do Oriente Médio pré-industrial começaram a sofrer grandes mudanças. Como resultado, as ‘sociedades modernas primordiais’ ou simplesmente ‘sociedades modernas’ que emergiram geraram formas culturais fundamentalmente diferentes”.

Sobre o autor
Chase F. Robinson ensinou história islâmica por catorze anos na Universidade de Oxford antes de ser nomeado presidente do centro de pós-graduação da Universidade da Cidade de Nova York. Suas extensas publicações sobre o islamismo pré-moderno incluem Empire and Elites after the Muslim Conquest (2000), Islamic Historiography (2003) e o primeiro volume de The New Cambridge History of Islam (2010).

Serviço
Livro: Civilização islâmica em trinta biografias: os primeiros mil anos
Autor: Chase F. Robinson
Publicação: Edições Sesc São Paulo
Formato: 16 x 24 cm
ISBN: 978-85-9493-039-2
Páginas: 272 
Preço médio: R$ 80,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário