15 de novembro de 2017

Notícia: Historiador narra Paris por meio de suas ruas, personagens e manifestações artísticas



O que as esquinas, as muralhas e as calçadas de Paris contariam, se pudessem falar?

E quanto aos ilustres e anônimos que viveram, sonharam e morreram nessas ruas, que tipo de cidade eles cantariam se suas vozes ainda ressoassem pelos séculos? Todas essas vozes, histórias, glórias e tragédias estão em A invenção de Paris - A cada passo uma descoberta, do historiador francês Eric Hazan.

Com faro de contador de histórias e rigor de pesquisador, Hazan faz em seu livro uma biografia afetiva e "antioficial" de Paris, passo a passo, século a século, revivendo a história oculta (e, não raro, sangrenta) da capital francesa. 

O autor produz essa história com base em seu extenso conhecimento da cidade - onde mora desde que nasceu - e também recorrendo aos grandes literatos e artistas que passaram por suas ruas: do épico Victor Hugo ao flâneur poético Baudelaire, das telas de Manet e Degas aos lendários cliques de Brassaï, Atget e Doisneau. 

A edição conta com mais de uma centena de ilustrações: plantas históricas da construção da cidade, cartões postais, gravuras, pinturas e fotografias, indo de reproduções de artistas célebres a raridades garimpadas pelo autor. As referências a pessoas e lugares estão elencadas no índice ao final do livro. 

Uma verdadeira ode à capital francesa, pelo olhar de uma importante e ativa figura da cena cultural do país. 

Serviço
Título: A invenção de Paris - A cada passo uma descoberta 
Autor: Eric Hazan 
Tradução: Mauro Pinheiro 
Formato: 20 x 27 cm 
Páginas: 448
ISBN: 978-85-7448-213-2 
Preço médio: R$ 145,00 

Nenhum comentário:

Postar um comentário