4 de outubro de 2017

Notícia: Câmara Brasileira do Livro divulga resultados da 1ª fase do Prêmio Jabuti 2017

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) realizou na última terça-feira, 3 de outubro, a primeira fase de apuração do 59º Prêmio Jabuti. Nesta, foram selecionados os finalistas das 29 categorias do prêmio, entre os 2.346 inscritos. 

O júri foi indicado pelo mercado editorial e validado pelo Conselho Curador do Prêmio, composto pelo curador Luiz Armando Bagolin, Jair Marcatti, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e coordenador do Observatório de Economia Criativa da mesma instituição, Luis Carlos de Menezes, professor sênior do Instituto de Física da Universidade de São Paulo e Coordenador Acadêmico da Faculdade SESI/SP de educação, Pedro Almeida, Publisher, jornalista e professor de literatura, e Eduardo Jardim, filósofo, professor, autor e vencedor do Livro do Ano de 2016.

A relação de finalistas foi validada pelo Conselho Curador e pela Auditoria Ecovis Pemom, e já está disponível em www.premiojabuti.com.br/apuracao/f1.

Para esta edição, o Prêmio Jabuti trouxe como novidade duas categorias que se juntaram às vinte e sete já existentes: História em Quadrinhos e “Livro Brasileiro Publicado no Exterior. Segundo o curador, a criação dessas categorias demonstra o novo momento que o prêmio e a literatura estão vivendo.

A segunda fase do prêmio avaliará e atribuirá notas a todas as obras finalistas da primeira fase. As três obras que receberem a maior pontuação dos jurados na segunda etapa, no dia 31 de outubro, serão consideradas vencedoras em sua categoria, em primeiro, segundo e terceiro lugares.

A cerimônia de entrega do Jabuti acontecerá dia 30 de novembro, no Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer. Os primeiros colocados de todas as categorias que compõem o prêmio receberão o troféu Jabuti e R$ 3,5 mil; também os vencedores dos segundos e terceiros lugares ganharão o troféu. Neste dia, também serão revelados os vencedores do Livro do Ano - Ficção e Livro do Ano - Não Ficção que serão contemplados, individualmente, com o prêmio de R$ 35 mil, além da estatueta dourada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário