1 de setembro de 2017

Notícia: 2ª edição do Livro Livre acontece na Praça XV, em Ribeirão Preto

No primeiro sábado de setembro (2/9), das 9h30 às 12h30, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto promove a 2ª edição do projeto Livro Livre. Desta vez, o local escolhido foi o coreto da Praça XV de Novembro, no quarteirão paulista, no centro de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. 

A programação vai reunir diversas atividades culturais para fomentar a leitura, a cultura e o lazer consciente. No local, durante todo o evento haverá também a Campanha Permanente de Doação e Troca de Livros da Fundação, que visa principalmente arrecadar livros infantis para serem doados a crianças no dia do evento.

Um dos principais objetivos do projeto Livro Livre é mobilizar cidadãos, empresas e instituições a ocuparem e revitalizarem o espaço público, devolvendo a estes locais o seu propósito inicial de ser um ambiente de convívio, lazer e inclusão. Para o coordenador do projeto, Tadeu de Oliveira, cada praça tem sua característica, seu cunho chamativo, que deve ser respeitado e lembrado.

Programação
Apresentação Teatral - Cia Pé de Chinelo | 9h30 
Abrindo a programação desta 2ª edição do projeto Livro Livre, a Cia Pé de Chinelo apresenta o espetáculo teatral Circo de Dois. A peça traz os palhaços Jirda e Bisgoio para fazer aquele que seria o maior espetáculo de todos os tempos, mas o que era pra ser a consagração dessa dupla se torna um grande fiasco em meio a números de grande periculosidade, malabarismo e muita música.

Intervenção urbana | 9h30 às 12h30
O comediante Ruan Reis, integrante do grupo The Comikus, traz seu personagem Seu Firmino para interagir com o público presente na Praça XV. Trabalhando com humor desde os 11 anos, Ruan tem como principal inspiração o humorista Chico Anysio e busca sempre criar personagens e novas histórias. A intervenção conta com apoio da Lê Ferreirinha Produções, que oferece suporte com figurino e maquiagem ao comediante.

Contação de História | 10h30
O público vai também assistir à performance da contadora de histórias, Poliana Savegnago, com a apresentação “Quem conta um conto! Memórias da Contadeira”. Poliana é formada em Artes Cênicas e sempre teve sua criação ligada às manifestações culturais e ao conhecimento dos saberes tradicionais. Atualmente, ministra aulas e oficinas de Contação de Histórias, Danças e Brincadeiras Tradicionais para educadores. É co-fundadora do Coletivo “As Contadeiras”, que leva contação de histórias e elementos da tradição oral aos diversos perfis de público em praças, escolas, festivais escolas e Sescs de todo o país, desde 2012. E também co-fundadora do Engasga Gato desde a sua fundação, em 2007, participando de diversas montagens teatrais.

Apresentação Musical – Trio Teimoso | 11h30
Resgatando a raiz da linguagem do Choro, mas de uma forma diferente e moderna, o grupo Trio Teimoso apresenta um repertório de grandes sucessos da música brasileira, desde os clássicos até os mais contemporâneos. Formado por músicos experientes como Alexandre Brant (baixo), Leonardo Freitas (piano) e Guilherme Tavares (bateria), o trio já passou por diversas cidades da região e vem conquistando seu espaço entre o público.

Oficina de Geotintas | 11h30
A oficina vai ensinar o processo de criação de Geotintas, que são ecológicas feitas à base de água, terra e cola branca. Os participantes desenvolverão atividades artísticas monitoradas por um arte-educador.

Observação: A partir das 9h30 acontecerá a campanha de doação e troca de livros. Os interessados podem levar livros para o local ou retirar outros na Praça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário