8 de setembro de 2017

Especial Bienal do Livro Rio: Maurício de Sousa revela mudança de foco para os livros




O cartunista e empresário Maurício de Sousa esteve presente nessa semana na Bienal Internacional do Livro Rio 2017 em bate-papo com o filósofo e escritor Mario Sergio Cortella, além de sessão de autógrafos de dois de seus 16 lançamentos (por oito editoras diferentes) no evento: Vamos Pensar Um Pouco? - Lições Ilustradas com a Turma da Mônica, da editora Cortez (escrito com cortella) Maurício: A História Que Não Está no Gibi (sua biografia). Em entrevista com o portal BioLivros, Maurício adiantou novidades sobre o futuro da Turma da Mônica.


Durante a conversa, ele revelou que, de agora em diante, o foco das publicações relacionadas à Turma da Mônica estará essencialmente voltado para os livros, em sua maioria sem imagens ou ilustrações da Turma, algo parecido com outro dos 16 lançamentos do cartunista na Bienal, Uma Viagem Inesperada, da editora Nemo. "É uma linha que traçamos a partir de agora, que é a de fazer livro sem desenho, sem ilustração. Com o tempo, queremos fazer 'livrão'. Estamos preparando nossas escritoras para alçarem voos mais altos, escreverem livros maiores, mais pesados" e completou: "Em dez anos, queremos estar vendendo mais livros do que gibis."

Maurício de Sousa falou que continua acreditando nos gibis, mas "eu penso que, no futuro, temos que pensar nas duas plataformas-chave: Uma é o livro, em diversos gêneros, bandeiras, tipos e mensagens; E a internet, em especial, o YouTube." Para fechar, ele opinou sobre a eterna disputa entre livros e e-books: "Para mim, o livro vai continuar sendo preferência das pessoas, pois ele dá um sentimento de posse, ele é seu, você pode pegar quando quiser, mostra, empresta e espera ser devolvido e assim por diante."

Confira abaixo o trecho da entrevista na qual ele comenta sobre essa novidade:



Maurício faz sua última sessão de autógrafos no domingo
FOTO: Rodrigo Mozelli
O pai de Mônica e sua turma, porém, ainda não terminou sua passagem pelo Rio. Neste domingo, ele estará em bate-papo (no auditório Madureira) e sessão de autógrafos com as autoras de Uma Viagem Inesperada, Babi Dewet, Melina Souza, Carol Christo e Pam Gonçalves, além de sua filha Marina Sousa, inspiradora da personagem Marina, à partir das 18h no estande do Grupo Editorial Autêntica (Pavilhão Azul, estandes F17/G26). Serão distribuídas 50 senhas para autógrafos com o sexteto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário