30 de agosto de 2017

Minuto do Escritor: Helena Andrade


Minuto do Escritor entrevista hoje a escritora Helena AndradeHelena gosta de romances e este foi o principal motivo que impulsionou ela a escrever histórias e poder provocar emoções nos leitores. 

A autora, que já publicou Despertar, Simplesmente amor, participou da antologia Encontros e Desencontros e está trabalhando em uma nova publicação, é de Mogi Mirim, mas nos dias de hoje vive em Campinas (SP), trabalha no SUS e ministra aulas de yoga. Além disso, Helena é casada e mãe de três filhos. Conheça mais sobre a escritora e seu caminho na literatura:

ENTREVISTA

Bio-Livros: O que lhe motivou a ingressar na literatura?
Helena Andrade: Sempre gostei muito de ler e no ano de 2009 intensifiquei ainda mais minhas leituras. Como sou fã incondicional de romances, não encontrava mais histórias que de fato me cativassem, então me propus a escrever uma. E, apesar de não ter experiência alguma em literatura, a não ser a de leitora, escrevi o livro em quatro meses.

B-L: De que forma sua formação e seu trabalho influenciam na sua escrita?
HA: Trabalho no SUS há mais de vinte anos e esta minha experiência foi o que deu a base para a história de Despertar, meu primeiro livro, que narra a trajetória da médica pediatra Lívia deixando a confortável vida numa metrópole para assumir um emprego público no sul do estado do Amazonas a fim de conseguir recursos para alcançar seu sonho, mas esta escolha a coloca em conflitos capazes de fazê-la refletir sobre as decisões tidas como certas até então. No segundo romance, Simplesmente Amor, e no terceiro, que deverá ser lançado em breve, Divina Essência, isso também aconteceu, pois devido a minha proximidade com profissionais de saúde, a pesquisa se torna mais acessível quando abordo doenças ou profissões dos personagens.

B-L: Qual o processe de escrita de suas obras?
HA: No geral elaboro a estrutura macro da história em minha mente. Quando vou escrevê-la já conheço os principais pontos e vou criando as cenas de forma a conectá-los. Desenvolvo a narrativa e depois começo a edição. Linha por linha vou adequando à técnica e dando-lhe estrutura. No final reviso várias vezes até deixar a narrativa fluida, dentro do contexto da trama e do grau de intensidade que quero dar a ela.
"Meus parceiros estimulam muito minha produção e são primordiais para me ajudarem na divulgação das obras e eventos. Os blogs com os quais firmei parceria, de fato, têm se mostrado excelentes parceiros. Sou grata a cada um pelo cuidado e carinho que têm com meus livros." (Helena Andrade)
B-L: Em sua opinião, qual a principal diferença entre seus livros publicados?
O sentimento chave que define a história: em Despertar foi sobre escolhas. Em Simplesmente Amor foi sobre o amor, é claro, dentro das várias nuances que este sentimento tem em nossos relacionamentos. No próximo livro abordarei perda.

B-L: Quais suas experiências com as publicações com editoras?
HA: Minha editora atual superou minhas expectativas. A Ler Editorial valoriza seus autores e nos apóia muito na divulgação da obra. Está sendo incrível!

B-L: De que modo você enxerga a literatura nacional?
HA: Em intenso crescimento. Existem muitas publicações de novos autores nas plataformas, além do surgimento de novas editoras que estão estimulando e publicando obras destes autores. Só acho que ainda há necessidade do escritor se aperfeiçoar mais. Se apropriar de técnicas e qualificar sua obra tornando-a mais encantadora ao leitor. Muitas vezes achamos que escrever um livro só depende de imaginação e talento, mas não é só isso. Os best sellers que chegam ao país já passaram por um árduo processo de edição. Precisamos ainda melhorar neste ponto.
"Podemos escrever belíssimas histórias, estimular nossos leitores a conhecê-las e com isso melhorar os índices de leitura em nosso país." (Helena Andrade)
B-L: Quais são os seus próximos projetos? O que pode contar sobre eles?
HA: Meu próximo livro tem previsão de lançamento ainda este ano e foi um dos maiores desafios de minha carreira escrevê-lo. O resultado é uma história linda e cativante...desculpe, mas esta é a opinião da autora (risos). Espero que meus leitores concordem. Em breve Divina Essência será publicado.

B-L: Deixe os próximos eventos ou ações que participará. 
HA:

B-L: Deixe seus canais e suas redes sociais e, caso queira, um recado para os leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário