26 de junho de 2017

Opinião: 20 anos de Harry Potter


Se você acompanha o mundo da literatura e o mercado literário, certamente já ouviu falar de Harry Potter. Uma das histórias mais famosas do mundo completa 20 anos hoje.

Em 26 de junho de 1997 a primeira edição de Harry Potter e a Pedra Filosofal era lançada na Inglaterra. Após ser rejeitada por diversas editoras, a história de um bruxo órfão, que até então estava apenas na mente de sua criadora, J.K. Rowling, foi apresentada para os leitores. A partir de então, até 2007, 7 livros trariam as aventuras de um famoso bruxo. 

Juntos, os 7 livros já foram traduzidos para 79 idiomas, publicados em 200 países e faturaram mais de 450 milhões de exemplares durante esses 20 anos, de acordo com a  editora britânica Bloomsbury.

Em comemoração, J.K. Rowling fez uma publicação em sua conta no Twitter:

Já a Bloomsbury optou por publicar 20 curiosidades sobre o livro:

Sobre a autora
Nascida em 31 de julho de 1965 em Chipping Sodhury, no oeste da Inglaterra, em uma família modesta, Joanne Kathleen Rowling estudou Francês na Universidade de Exeter. Depois se mudou para Portugal para dar aulas de inglês e lá começou a escrever as aventuras de Harry Potter. Em 1992, se casou com um português, teve a sua primeira filha, Jessica, e em 1995 se divorciou e retornou para o seu país para se instalar em Edimburgo, na Escócia, onde teve que recorrer a ajudas sociais para sobreviver. Acabou o livro e encontrou uma editora, a Bloomsbury, em agosto de 1996. Eleita a melhor escritora britânica viva em 2006, J.K. Rowling tem uma fortuna estimada em 650 milhões de libras, segundo a lista dos mais ricos do Sunday Times. Casou-se novamente em 2001 com um médico anestesista, Neil Murray, e teve um filho e uma filha, David e Mackenzie.

Confira as capas de Pedra Filosofal pelo mundo:

Novas edições comemorativas:
Recado do meu eu fã
Harry Potter mudou a literatura, influenciou a leitura e trouxe muita magia para o coração das pessoas. Para mim, Harry Potter trouxe experiências incríveis, amigos para a vida, eventos e tantas outras coisas. Sou imensamente grata.  Gryffindor Ravenclaw Slytherin Hufflepuff ❤💙💚💛

Um comentário:

  1. Olá!
    Ahhh eu também sou imensamente grata por esse mundo que J.K. Rowling criou. Foi o primeiro livro que li na minha infância e sempre será o meu preferido.
    Amei o post ❤️
    Beijos!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir