13 de maio de 2017

Notícia: Obra apresenta a ideia póstuma de Étienne La Boétie

A obra Discurso Sobre a Servidão Voluntária, publicada pela Edipro, trata-se de um discurso publicado postumamente de Étienne de La Boétie, humanista e filósofo francês, que defendia a resistência contra a opressão de forma pacífica.

O livro foi publicado pela primeira vez em 1571, após oito anos da morte de La Boétie. Esta versão atualizada tem a introdução do editor francês Paul Bonnefon, renomado estudioso de La Boétie na virada do século XIX para o XX, e prefácio do historiador e escritor Leandro Karnal, historiador, doutor em História social pela USP.

Neste discurso, Boétie apresenta quais são os tipos de tirano e de quais formas controlam a sociedade e asseguram seu domínio sobre o povo. Entretanto, questiona a real natureza desse poder e, surpreendentemente para a época, defende que a simples vontade do povo em não servir é suficiente para a derrubada deste domínio e o fim da servidão.

Este texto, que trouxe o reconhecimento póstumo ao seu autor, defende que é possível resistir à opressão de forma pacífica. La Boétie antecipa em séculos fundamentos teóricos que estarão presentes em, por exemplo, a Desobediência Civil, de Thoreau, a luta de Gandhi pela independência da Índia, o movimento antissegregação de Martin Luther King, nos Estados Unidos.

Serviço
Livro: Discurso Sobre a Servidão Voluntária
Autor: Étienne de La Boétie
Gênero: Ciências sociais
Editora: Edipro
ISBN: 978-85-7283-997-6
Tamanho: 11×18
Páginas: 80
Preço médio: R$ 24,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário