25 de abril de 2017

Resenha: Joelma: Antes da Escuridão - J. Modesto


* Livro cortesia da editora

Os incêndios ocorridos nos edifícios Joelma e Andraus no século passado chocaram o país. Foi algo tão estranho, que parece ter sido coisa de demônios.

É exatamente isso que o autor J. Modesto tenta passar em Joelma - Antes da Escuridão, obra publicada pela editora Livrus. O livro "se aproveita" dos 40 anos completos do incêndio devastador no edifício Joelma, que se iniciou de forma muito estranha com um curto em um ar condicionado.

Sinopse: Em 1974, uma das mais modernas e imponentes construções da cidade de São Paulo ardeu em chamas, num dos mais traumáticos incêndios de que se tem notícia. As chamas teriam supostamente começado, de forma misteriosa, em um aparelho de ar condicionado. Espalharam-se rapidamente, vitimando centenas de pessoas, e provocando mais de 190 mortes. A fama de edifício amaldiçoado perdurou desde então, mas o que poucos sabem é que sua aura, que impregnou suas paredes de concreto, teve início muito tempo antes. Conheça, agora, os fatos que deram origem ao chamado Enigma do Edifício Joelma. A maior Lenda Urbana da capital paulista. 

O autor liga, de uma forma muito lúdica, os fatos ocorridos no terreno do Joelma (já que ele possui fama de amaldiçoado desde antes do incêndio de 1974) com a história criada por ele, que se passa em 1948. Nela, demônios muito malignos precisam de 13 almas para dominar a Terra e destruí-la. Para atuam em diversas frentes.

Prometem a um professor que ele ficará livre de sua mãe e irmãs megeras caso ele construa um poço em sua casa (terreno onde hoje está o Joelma), por exemplo. Também devem lidar com dois padres e um médium e seu ajudante, determinados a expurgar a praga deste mundo. Por fim, atormentam um delegado e sua família. Em determinados momentos, estas histórias se cruzam e criam a atmosfera de terror e suspense.
"Padre Antônio não tinha tempo a perder. Precisava fazer com que o Bispo o recebesse, mas a autoridade eclesiástica parecia evitá-lo. Passando pela sacristia, não deu atenção a nada nem ninguém que encontrou pelo caminho. Seu objetivo principal era apanhar alguns documentos e gravações que fizera da pequena Marina e levar até seu superior na tentativa de convencê-lo de que a menina realmente estava possuída por um demônio, precisando desesperadamente de um exorcismo."
A qualidade da capa e da contracapa são excelentes, houve muita criatividade ali. A ilustração do demônio que se manifesta na história se desenvolveu bem, e as fotos - reais - na contracapa se ligam à história. A diagramação foi bem feita, com letras grandes e facilmente assimiláveis. A história idem. Tem bom enredo e não há gargalos. O autor ainda inclui ensinamentos do catolicismo e da doutrina Kardecista, elucidando algumas dúvidas sobre a espiritualidade,

Na contrapartida, encontrei alguns erros de ortografia que passaram pela edição, mas nada que comprometa a leitura. E, em minha opinião particular, achei que o autor terminou muitas frases dos personagens com ponto de exclamação, o que dava, para mim, uma sensação meio estranha, de ênfases desproporcionais ao contexto da fala daquele momento.

No geral, é uma excelente obra, que vale a pena ser lida e relida, pois nos coloca para pensar: Afinal, o mal influi em nossas vidas e em nosso planeta?

Nota: 5

Serviço
Livro: Joelma - Antes da Escuridão
Autor: J. Modesto
Editora: Livrus
Ano: 2013
Páginas: 272
Preço médio: R$ 30

Nenhum comentário:

Postar um comentário