7 de fevereiro de 2017

Resenha: Retalhos: Almas em Versos - C.B. Kaihatsu e Natasja Haia


Hoje em dia, os poemas, versos e prosas seguem com mais força do que nunca. No passado, como bem sabemos, este gênero sempre foi popular. Dessa vez, foram as autoras C.B. Kaihatsu e Natasja Haia quem nos brindam com Retalhos: Almas em Versos, da editora Empíreo.

SinopseO livro Retalhos: Almas em Versos é uma antologia poética com temática livre, composto principalmente por poemas sobre a vida, sentimentos inerentes a condição humana e que enfatizam as mazelas de nossa sociedade. Venceu o Prêmio Brasil Entre Palavras 2016, na categoria Melhor Livro Nacional de Poesia.

O Bio-Livros fez uma entrevista com as autoras durante o lançamento da obra na Bienal do Livro de 2016. Confira aqui.

Em cada verso, cada palavra, conseguimos perceber como elas procuraram transmitir as mazelas humanas e o que há de pior ou melhor no ser humano. É de se parar e refletir um pouco sobre a vida.
"A vida é um prelúdio. De uma sinfonia inacabada. Tocado suavemente enquanto pingos de chuva caem. Um sopro. Uma melodia entorpecente. Que consome todo o meu ser."
(KAIHATSU, C.B. Prelúdio, pg. 22)
Como os poemas são curtos, a leitura é rápida. Consegui terminar em questão de horas. A escrita é bem tranquila de se ler e, em sua maioria, é regada de primeira e terceira pessoas. As letras não são pequenas e as ilustrações de Michele Borges dão mais vivacidade aos contos citados na obra.
"Quando ela era criança/Desenhava florezinhas no caderno,/e amarelinhas no asfalto./Hoje, desenha com um carvão/A desesperança no pavimento/Debaixo de seu teto,/Um viaduto lindão"
(HAIA, Natasja. Grito do Viaduto, pg. 89) 
Se você aprecia poemas, sonetos e afins (vamos combinar que são excelentes!), vale muito apena ler Retalhos, desta dupla de sucesso.

Nota: 5

Serviço
Livro: Retalhos - Almas em Versos
Autoras: C.B. Kaihatsu e Natasja Haia
Editora: Empíreo
Ano: 2016
Páginas: 120
Preço médio: R$ 24,90

5 comentários:

  1. Sou apaixonada por poemas e quero muito ler este livro! Parece ser tão leve e adoro livros de leitura rápida!
    Parabéns pela resenha!
    Magia é Sonhar
    Sorteio Marcadores de Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Fico muito contente que queira ler o livro!!!!
      Está com uma promoção de carnaval que vai até o dia 28 de fevereiro.

      Link: https://www.facebook.com/events/714615632052931/715373941977100/?notif_t=plan_mall_activity&notif_id=1487972522565272

      Bjs.

      C. B. Kaihatsu

      Excluir
  2. Eu amo poesias, escrevo e também tenho um sonho de escrever meu livro. Quero muito ler esse livro, amei a resenha! Parabéns e sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Só elogios para este livro. Todos lugares que eu pesquisei sobre estão dando notas altas e boas recomendações. A autora tá de parabéns!

    ResponderExcluir
  4. E a primeira vez que vejo falar desse livro, e me surpreendi pela forma como os poemas são bons, e nos tocam de certa forma. Sempre gostei desse gênero e por isso pretendo com certeza dar uma chance a essa leitura, tenho certeza que não vou me arrepender.

    ResponderExcluir