23 de fevereiro de 2017

Notícia: Livro retrata as dores e alegrias da nostalgia

Quem nunca ficou reflexivo ao lembrar e sentir saudades do passado? É sobre isso que o autor paraibano Jairo Cézar aborda em O Peso das Gotas. O livro, que foi vencedor do prêmio José Américo de Literatura, é dividido em 5 partes, e traz ao leitor as dores e alegrias da nostalgia, contendo referências literárias e altas doses de ironia.

Publicada pela editora Penalux e com o prefácio escrito pelo também poeta Linaldo Guedes, a obra nos remete à infância, à criança interior, aos tempos mais simples que todos nós já tivemos. Além de relembrar a beleza daquilo que já não podemos mais tocar, daquilo que já fomos e não mais seremos. 

No primeiro capítulo intitulado A Infância, Jairo faz evocação de lembranças do pai, de imagens da infância e do trem. Segundo o autor, a Estação de Sapé é o estuário natural dessa nostalgia. Em Meus, segunda parte da obra, ele dialoga com outros autores, alguns contemporâneos do poeta; outros referenciais, como Fernando Pessoa e Miguel de Cervantes. 

E por último, em Diversos, o livro apresenta uma pequena coletânea de poemas sobre os mais variados assuntos.

Sobre o autor
Jairo Cézar é morador de Sapé (PB), terra natal do poeta Augusto dos Anjos. Entre os livros publicados, estão: Escritos no Ônibus, vencedor no edital Novos Escritos (ano 2007/2008) realizado pela fundação cultural de João Pessoa, um dos vencedores do IV Prêmio Canon de Poesia, concurso Nacional que teve mais de 3 mil poetas inscritos de todo país, e, apenas 50 selecionados; e Rapunzel e outros poemas da infância, publicado em 2012 pela Editora Forma Editorial. Jairo é ainda membro fundador do CAIXA BAIXA, grupo de jovens escritores paraibanos. 

Serviço
Livro: O Peso Das Gotas
Autor: Jairo Cézar 
Editora: Penalux
Tamanho: 14x21cm
Páginas: 114
Preço médio: R$32,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário