20 de fevereiro de 2017

Notícia: João Carrascoza retorna aos contos

Tempo Justo, escrito por João Carrascoza, traz narrativas líricas e reflete sobre os afetos e a brevidade dos momentos importantes da vida.

No conto que abre o livro, As coisas mudam as coisas, por exemplo, o protagonista conduz o leitor ao âmago do seu pensamento, revelando, ainda “com os olhos gordos de sono”, a qualidade dos seus afetos, o estranhamento da adolescência, as transformações em curso que nele percebe. Nesse cenário, está em jogo a possibilidade de aproximação entre pai e filho. Enquanto o homem inventa estratégias de intimidade e enreda o rapaz nessa construção, o narrador perscruta os próprios gostos e gestos. 

A figura feminina aparece em quase todos os contos: a mãe, a irmã, a avó, a nora, a filha, a mulher grávida, a namorada. Em dois casos, o autor presta forte homenagem a elas. Em Irmã, o texto perde a estrutura narrativa convencional e reverencia o laço fraterno em uma elegia moderna de um só fôlego, com pouca pontuação. Em Perdão desdobra-se uma espécie de poema em prosa do filho maduro endereçado à mãe. O tom é confessional, sendo um deles póstumo, ou seja, não há comunicação, é solitário. Já em Balanço, Carrascoza retoma a placidez na voz do senhor que descansa, ao lado dos filhos maduros, enquanto reflete sobre o apanhado da vida ao som do burburinho alegre da mulher, filhas, nora e neta. 

Sobre o autor 
João Anzanello Carrascoza nasceu em 1962 em Cravinhos, interior de São Paulo. Mudou-se para São Paulo, capital, e graduou-se pela Escola de Comunicações e Artes da USP, onde também se tornou mestre, doutor e leciona até hoje. Trabalhou durante muitos anos em grandes agências de publicidade e ao mesmo tempo cultivou seu gosto pela leitura e escrita, tornando-se um reconhecido autor de contos. Venceu importantes concursos literários, como o Jabuti, APCA, Biblioteca Nacional, FNLIJ e o internacional Guimarães Rosa (Radio France). É autor de Aos 7 e aos 40 (Cosac Naify), Caderno de um ausente (Cosac Naify), Amores mínimos (Record), entre outros. 

Serviço
Livro: Tempo Justo
Autor: João Anzanello Carrascoza
Editora: SM
ISBN: 978-85-418-1517-8
Formato: 13x19cm
Páginas: 88
Preço médio: R$ 40,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário