17 de janeiro de 2017

Resenha: Respeite o Medo - Ana Cristina Soares


* Livro cortesia da autora

Por vezes, não ficamos sabendo de algum livro que saiu e, consequentemente, deixamos passar uma verdadeira obra-prima.

Este era o caso entre Respeite o Medo e eu, até a autora desta obra, Ana Cristina Soares, apresentá-la a mim na última Bienal de São Paulo. Ainda bem que apresentou.

Sinopse: O cara gente boa namora uma vadia, acha que ela é uma fofinha, mas está enganado. O outro namora uma princesa e nem percebe. A víbora tenta dar um golpe na gordinha-sem-graça e se dá mal, mas nem tanto. Numa festa cheia de maluco-beleza e muitas risadas, as coisas saem totalmente do controle. Não é engraçado. E o pavor inominável, mas antigo que o mundo, espera o tempo que for para vencer. Raiva, cobiça e inveja. Dome-as, controle-as ou elas vão controlar você. Ressentimento. Fúria. Preguiça. São horríveis, impublicáveis e inconfessáveis mas você também já sentiu. Mas pode continuar fingindo que não. Mas, o medo… o Medo é diferente. O Medo é como a Morte. Frio e implacável. E por isso mesmo, incrivelmente belo. Não ria, não desafie, não se iluda. Respeite o medo. 

A autora
Ana Cristina Soares

A autora dispôs diversos conto s que tratam a vida como ela é. Pessoas que fazem tudo por dinheiro, inclusive matam, ou mesmo para alcançarem seus próprios objetivos. A construção das histórias é tão vívida e realista que eu posso até comparar Respeite o Medo à Escuridão Total Sem Estrelas, de Stephen King. São livros parecidos, pois mostram como o ser humano - e a vida - podem ser vazios e cruéis.
"A enfermeira a pôs numa cadeira de rodas e a levou à UTI. No caminho, Beatriz pensava: -Vou inventar que quero pegar o nenê no colo e, quando a enfermeira se distrair, eu vou matá-lo. Ninguém sabe meu nome, outra hora volto e pego o carro. O Alex jamais vai saber que eu tive um filho dele. Ele vai ficar louco de felicidade e é capaz até de querer voltar. Não posso aceitar essa humilhação. Não posso."
A capa dá sensação de vazio e medo e a diagramação é boa, com letras razoáveis. Tenho apenas um conselho: Que a editora revise novamente a obra, pois encontrei alguns erros de pontuação e grafia, mas nada que atrapalhe o entendimento da obra que, para mim, é uma das melhores obras nacionais que li nos últimos tempos. Profunda, cheia de reviravoltas e arrepiante, digna para quem ama leituras mais dramáticas. Recomendo.

Nota: 5

Serviço
Livro: Respeite o Medo
Autora: Ana Cristina Soares
Editora: Chiado
Ano: 2015
Páginas: 364
Preço Médio: R$ 40,00

Um comentário:

  1. Adorei a resenha! E muito obrigada pela dica sobre a revisão: já foi realizada para a próxima edição. Mas mesmo assim fico muito grata pela atenção com a qual vocês leram meu livro.
    um abraço

    ResponderExcluir