20 de dezembro de 2016

Resenha: Um Martíni Com o Diabo - Cláudia Lemes

* Livro cortesia da editora

Já vimos diversos mafiosos famosos nos cinemas e na vida real. De Al Capone a Vito Corleone e Whitey Bulger, muitos de nós simplesmente amamos estes bad guys. Por isso, Um Martini com o Diabo, da autora Cláudia Lemes, é uma obra que chega para ficar entre os melhores da literatura mafiosa.

Sinopse: O jovem Charlie Walsh está em Las Vegas. Não para tentar a sorte, e sim para matar seu pai, um chefe da máfia italiana, Tony Conicci. O plano era infiltrar-se no restrito grupo de confiança da família Conicci e se aproximar do chefão, mas Las Vegas corrompe. E o desejo de vingança de Charlie é posto em prova quando ele se vê seduzido pelas amizades, o poder, drogas e dinheiro que a máfia oferece. Com o FBI em sua cola, e secretamente apaixonado pela enigmática esposa do pai, ele precisará decidir onde apostar sua lealdade. 

Este belo livro estonteante transpassa com eficiência a vida em Las Vegas entre as décadas de 80 e 90 por meio de eficientes cenários, com detalhes que a autora viveu ao ir lá nesta época exatamente. Conhecemos personagens emblemáticos, como Charlie Walsh, o nome principal da trama, que viaja a Vegas só para entrar na família Conicci e matar o chefão, Tony, que é seu pai.

"Charlie acordou com um estrondo. Estava cansado daqueles bostas arrombarem seu apartamento por diversão. Apenas suspirou e esperou, deitado na cama, e logo viu Fabrício olhando para ele. Mas algo estava errado. Ele não tinha o mesmo sarcasmo nos lábios tortos. Seus olhos estavam vivos, com uma chama fria de ódio."

A escrita de Cláudia é muito envolvente, descrevendo cada ação de cada pessoa envolvida na trama de forma bem detalhista. A forma como Charlie vai se envolvendo cada vez mais e mais na trama também impressiona. Parece até livro noir estrangeiro.

A diagramação é quase totalmente ótima. A capa e a contracapa são escuras, dando um ar de suspense. Já a fonte utilizada poderia ter tamanho maior, visto que, mesmo para quem costuma ler rápido, a leitura fica meio difícil de fluir mais tranquilamente.

Outro ponto destacável é, como não poderia deixar de ser, a quantidade de drogas e sexo contidas no livro. E não há como deixar de citar a musa de Charlie, Rocket. A forma como ela e as demais personagens femininas são embelezadas, fortes e determinantes na trama é de deixar qualquer leitor sem fôlego.

Resumindo, qualquer amante de livros e filmes sobre o mundo das máfia e do mundo noir deve ler Um Martini com o Diabo, e logo até dará para entender o motivo do título (sim, ele está contido na obra também).

O Bio-Livros já havia publicado uma notícia sobre o lançamento da obra. A autora conversou com o blog sobre o lançamento do livro (leia a matéria aqui).

Serviço
Autora: Cláudia Lemes
Editora: Editora Empíreo
ISBN-13: 9788567191287
ISBN-10: 8567191289
Páginas: 390  
Preço médio: R$ 44,90
Nota: 5
Skoob

Nenhum comentário:

Postar um comentário