13 de dezembro de 2016

Resenha: O Quarto Reich - M. A. Costa


*Livro cortesia do autor

Para quem adora histórias da Segunda Guerra Mundial com uma pitada de mistério, então O Quarto Reich, de Marcelo A. Costa, é o livro certo.
Sinopse: James Williams, da Time Magazine, chega à meia-idade correndo risco no emprego quando um jornalista mais novo ganha o prêmio Pulitzer. Em busca do sucesso de outrora decide fazer a reportagem da sua vida: um perfil dos oficiais nazistas que não foram condenados à morte no julgamento de Nuremberg e descobre que, em 1987, só um restava vivo: Rudolf Hess. Na jornada de conhecimento do mundo de Hess descobre segredos guardados por décadas: sociedades secretas, tecnologias nazistas desconhecidas, tesouros enterrados e o maior e mais bem guardado mistério de todos. Mas a verdade vem a um preço e Williams não estava preparado para pagá-lo.

Sendo um jornalista, eu me senti um tanto identificado com a história, já que James era jornalista de uma das maiores revistas do mundo. A história, narrada em primeira pessoa,  também me chamou a atenção por falar do passado nazista, algo que gosto muito de estudar. A obra é bem intrigante, com uma série de mistérios do passado vindo à tona, como o suposto sino nazista, ferramenta que permitiria aos alemães voltar e avançar no tempo, ou seja, seria uma máquina do tempo.

"Estou na cama do hotel de beira de estrada, preparando-me para dormir, e são quase uma hora da manhã. Gostaria de deitar e chorar um pouco pela Carla, mas minha cabeça não para de rodar, pensamentos enchem minha mente. São mais perguntas do que respostas, mais dúvidas do que certezas."

A apuração do autor para a montagem da trama é profunda. Ela é rica em detalhes do passado nazista e é ilustrada com imagens de época, incluindo as que fazem referência aos mistérios citados no livro. Como se trata de uma obra disponível apenas na Amazon, fica "fácil" avaliar sua diagramação. A leitura é boa (até porque, caso você não costume ler livros digitais, basta dar zoom, mas não é algo necessário), flui muito bem e não há "engasgos". Além disso, sempre que surge uma terminologia diferente, há um link para uma nota de rodapé explicando seu contexto.

Apesar dos pontos elogiáveis, apenas uma coisa me incomodou na obra (apesar de não interferir diretamente na compreensão da obra como um todo): Os muitos erros de ortografia e pontuação. Pareceu não ter havido uma revisão da parte gramatical, mas apenas da obra em si e de seu conteúdo, o que acaba prejudicando um pouco o produto final. No mais, mostra-se uma excelente trama de suspense que poderia muito bem se mostrar real em nosso mundo. Vale o "risco".

Serviço
O Quarto Reich
Autor: M. A. Costa
Lançamento independente
Ano: 2016
Páginas: 225
Preço Médio: R$ 9,79 ou gratuito pelo Kindle Unlimited
Nota: 4,5
Compre aqui

Um comentário: