27 de dezembro de 2016

Resenha: O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares - Ransom Riggs


Recentemente estreando nas telonas com Tim Burton na direção, O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares é o primeiro de uma quadrilogia de Ransom Riggs (o quarto livro é "avulso" à história original) sucesso em todo o mundo. E com razão.

Sinopse: Tudo está à espera para ser descoberto em O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, um romance inesquecível que mistura ficção e fotografia em uma experiência de leitura emocionante. Nossa história começa com uma horrível tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo, por mais impossível que pareça, ainda podem estar vivas. Uma fantasia arrepiante, ilustrada com assombrosas fotografias de época, O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares vai deliciar adultos, adolescentes e qualquer um que goste de aventuras sombrias.

O jovem Jacob sempre ouviu as fantásticas histórias do vovô Portman com muito encanto e magia, sonhando encontrar os seres dos quais ele falava. Mas, conforme crescia, o jovem começava a desconfiar da veracidade das histórias. Crianças que flutuavam, que davam vida à coisas inanimadas, invisíveis, e que viviam juntas num casarão? Só poderia ser algo inventado, mesmo havendo fotos que provariam o que Portman dizia a seu neto. Desanimado e irritado com seu avô, Jacob começa a achar que está louco após a bizarra morte de seu ente mais velho.

Em tratamento com um psiquiatra à pedido de seus pais, Jacob recebe um tratamento de enfrentamento: Viajar até a ilhota na qual o suposto casarão permanece. Assim, ele e seu pai passam duas semanas longe de casa, semanas essas das quais Jacob jamais vai esquecer, após conhecer a senhorita Peregrine e suas crianças peculiares.

"Prendi a respiração. Então ouvi uma voz de menina dizer baixinho: - Abe, é você? - Achei que estivesse sonhando. Queria responder, mas estava tão completamente paralisado que parecia preso. Esperei que a garota falasse outras vez, mas por um longo instante se ouvia apenas o som da chuva caindo sobre o telhado, como milhares de dedos tamborilando em algum lugar ao longe. Então uma lanterna surgiu reluzente lá em cima, e estiquei o pescoço para ver meia dúzia de garotos ajoelhados em volta das mandíbulas recortadas na superfície em ruínas, olhando para baixo."

Capa nova do livro, agora
publicado pela Intrínseca
Narrado em primeira pessoa (por Jacob), a obra é simplesmente excelente. O autor nos transporta para uma dimensão totalmente irreal num primeiro momento a qualquer um, mas, conforme avança na história, ele desdobra os fatos de forma tão bem estruturada quanto histórias de J.K. Rowling e seu maravilhoso personagem Harry Potter. Não só isso, mas a história inova ao contar com as fotos citadas impressas no decorrer do livro. De um lado, Jacob descreve o que está vendo nas fotografias; do outro, nós literalmente vemos o que ele está vendo. No final do livro, Riggs conta que as fotos foram cedidas por colecionadores, ou seja, são reais, sendo que apenas algumas foram modificadas por computador.

A diagramação da primeira versão nacional, da Leya, é menor, com letra idem (diferente da nova versão da Intrínseca, que, inclusive, é de capa dura). Por isso, pode ser que a leitura flua mais devagar. Porém, no quesito estrutural, nada atrapalha no entendimento da história. Fantasia pura - e incrível - é o que te espera no orfanato da senhorita Peregrine e suas crianças peculiares.


Nota: 5

Serviço
Livro: O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares
Autor: Ransom Riggs
Editora (s): Leya (1ª versão) e Intrínseca (nova versão)
Ano: 2011 (1ª versão) e 2016 (nova versão)
Preço médio: R$ 23, 90 (1ª versão) e R$ 33 (nova versão)

Um comentário:

  1. Já ouvi falar muito desse livro, preciso realmente comprá-lo!!!

    Tenho um literário e gostaria de pedir para seguirem de volta. Se gostarem, é claro!

    http://www.magiaesonhar.com.br/

    ResponderExcluir