11 de outubro de 2016

Resenha: O Garoto do Cachecol Vermelho - Ana Beatriz Brandão


O livro O Garoto do Cachecol Vermelho, escritor por Ana Beatriz Brandão, é uma obra que traz um turbilhão de sentimentos e faz o leitor repensar tudo o que já viveu e o convida a enxergar cada momento com outros olhos.

Sinopse: Uma história comovente, recheada de drama, suspense e romance. Melissa é uma garota linda, rica e mimada, que sempre consegue o que quer e tem todos na palma da mão. Ela acredita que a carreira de bailarina é a única coisa que realmente importa, porém suas certezas são abaladas quando faz uma aposta com um garoto misterioso, que parece ter como objetivo virar sua vida de cabeça para baixo. De repente, Melissa se vê dividida entre dois caminhos: realizar seu maior sonho, pelo qual batalhou a vida inteira, ou viver um grande amor. Mas, não importa aonde ela vá, todas as direções apontam para o garoto do cachecol vermelho... Com esta história intensa e apaixonante, Ana Beatriz Brandão vai emocionar e surpreender o leitor, provando que é uma jovem autora que tem muito a dizer.

Melissa é extremamente arrogante e não se importa com ninguém. O único interesse dela é conquistar seu sonho como bailarina e conseguir vaga em uma famosa faculdade de música e artes cênicas. Daniel é o oposto. Alegre, sorridente, prestativo e que acredita no melhor de todas as pessoas.

O livro, narrado em primeira pessoa por Melissa, conta a história da jovem que tem o seu mundo virado do avesso ao conhecer o misterioso garoto do cachecol vermelho.
"O mais engraçado disso tudo é que não mudei por causa dele. Me dei conta de que ele foi apenas a fagulha da mudança. Ela veio de dentro de mim, da minha vontade de encontrar, finalmente, a minha liberdade."  
Eu gostaria de saber um pouco mais sobre o Daniel, afinal ele é cativante, mas, como todos nós, tem seus problemas, defeitos e medos. Queria entender mais sobre o que ele sente e pensa. Mas creio que isto pode ser resolvido com um conto ou alguma coisa neste estilo.

Acompanho a Ana a bastante tempo e preciso comentar que ela tem sim aptidão para escrever diversos gêneros literários e se mostra uma grande autora em todos eles. Tem uma escrita madura, constrói muito bem personagens e descreve muito bem as cenas (cenários e sentimentos). A autora se desafia escrevendo diversos assuntos e gêneros e convida o leitor a se desafiar também.

Eu senti muita coisa ao ler esta obra e até agora não sei como descrever totalmente. Mas acredito que este livro seja assim, sabe? Desperta algo em todos, mesmo que a gente não consiga mensurar ou encontrar palavras para explicar.
"Todos cantavam, dançavam e tocavam porque achavam divertido. Mas, principalmente, estavam cantando e agindo daquela forma para me fazer sentir melhor."
A diagramação ficou boa, com uma fonte diferenciada trazendo os títulos dos capítulos. As letras são pequenas, mas não de modo que dificulte a leitura.

Em sua maioria, os capítulos são curtos. A escrita da autora se desenrola tão bem que a leitura é muito agradável e te chama para ler mais um capítulo e outro e mais outro.

O Garoto do Cachecol Vermelho traz uma leitura rápida, mas cheia de emoções e reflexões que fazem qualquer pessoa terminar de ler, fechar o livro e pensar que o mundo real precisa de mais gratidão, compaixão e empatia. Ter mais esperança e fé nas pessoas.

O livro escrito por Ana também retrata temas presentes em diversas sociedades, como relacionamento abusivo, alcoolismo, uso de drogas. Além disso também fala da arrogância de algumas pessoas e da importância de enxergar o lado bom da vida e enxergar as coisas com outros olhos.
"Depois que saí da delegacia, confesso que me senti aliviada. Era como se eu tivesse, através daquele ato, lavado minha alma. É preciso ter muita coragem para denunciar este tipo de coisa."
Mais que uma grande obra literária, O Garoto do Cachecol Vermelho mostra que a vida merece ser valorizada a cada instante, porque pelo menos neste plano ela é limitada. Até mesmo nos agradecimentos a autora reforça a importância do amor, da família e dos amigos.

No final do livro há um recado dizendo que parte do que for arrecado dos direitos autorais vai para a ABrELA (Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrofica). Muito bacana saber que estamos ajudando uma instituição que auxilia tantas famílias.


Turnê


Book-trailer

Nota: ★★★★

Serviço
Livro: O Garoto do Cachecol Vermelho
Autora: Ana Beatriz Brandão
Editora: Verus
Páginas: 294
ISBN-13: 9788576865353
ISBN-10: 8576865351
Onde comprarAmazon | Livraria Cultura | Livraria da Travessa | Lojas Americanas |  Saraiva 
Preço médio: R$ 26,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário