4 de outubro de 2016

Resenha: Misterius In Versus - A. T. Correia


Impresso pela Chiado Editora em Portugal, a obra do carioca filho de pais lusitanos A. T. Correia, Misterius In Versus é, como o próprio nome já diz, cheia de mistérios.

A obra retrata a aventura de Eduardo, um pacato bibliotecário português que se depara com uma encruzilhada. Certo dia, ele encontra um papel com aparentes instruções que ele não entende, e resolve levar para casa e estudá-lo com sua namorada, Cláudia. Na semana seguinte, uma versão rara de Os Lusíadas, de Camões, é roubado, e Eduardo recebe uma ligação de um chantagista, que quer que ele vá para o Rio de Janeiro ajudá-lo em sua empreitada.

Sinopse: Eduardo, um pacato bibliotecário do arquivo público em Portugal, cai numa armadilha montada por membros de uma sociedade secreta e passa a ser alvo de chantagem, que o empele a uma busca por tesouros perdidos e mistérios inimagináveis. Sua busca o leva a descobrir mensagens encripitadas numa das maiores obras da língua portuguesa: Os Lusíadas, de Camões. Seu caminho passa por templos, locais sagrados e destinos turísticos entre o velho continente e a cidade do Rio de Janeiro.

A diagramação é muito boa, com letras grandes e fáceis de ler. Porém, a revisão não está bem-feita, pois é possível encontrar diversas frases sem ponto final e com pontuações em locais errados. No geral, porém, a obra está bem construída.

A história flui bem e não há "travadas" durante a continuação da mesma. Voltando à ela, gostei bastante de visitar, mesmo que por meio de palavras apenas, locais históricos do mundo e ter a oportunidade de "ler" Os Lusíadas. O autor descreve muito bem todos os pontos pelos quais Eduardo passa.
"Eles leram, releram, se entreolharam e, quase ao mesmo tempo, sem combinar, se perguntaram: - Castelo da Cruz do Ultramar? Onde será isso? - Bom, Jean - Edu começou o raciocínio -, a Cruz do Ultramar com certeza era a Cruz dos Cavaleiros de Cristo, os descendentes legítimos dos Templários, e o castelo deve ser alguma fortificação templária." 
Nota-se uma história em estilo Dan Brown, no caso, as aventuras do professor de Harvard Robert Langdon. Portanto, se você curte uma obra que transpassa momentos históricos, com muito mistério e suspense, Misterius In Versus com certeza é para você.

Serviço
Livro: Misterius In Versus
Autor: A. T. Correia
Editora: Chiado
Páginas: 227
Ano: 2016
Preço Médio: R$ 30
Nota: 4,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário