18 de outubro de 2016

Resenha: Bumba, nosso boi - Diego Freire e Rogério Maroja


* Livro cortesia da editora

O livro Bumba, nosso boi, escrito por Diego Freire e ilustrado por Rogério Maroja, traz uma releitura de um personagem da cultura brasileira para discutir um tema um tanto quanto delicado: a inclusão.

Sinopse: O boizinho passou por poucas e não tão boas com os outros bichos da fazenda, que caçoavam do jeito diferente como ele passara a falar após perder a língua, mas encontrou amizade em outras criaturas muito especiais - como o Saci que não tem uma perna, mas dá rasteira em qualquer dificuldade. Juntos, os queridos personagens do nosso folclore dão uma lição sobre como tratar as diferenças. E Bumba, que perdeu a língua, com sua história repleta de magia e superação, ganhou um lugar especial na cultura brasileira, dançando e exibindo seu manto enfeitado em festas populares de todas as regiões do Brasil.

A obra traz o texto em formato de poesia, com rimas, estrofes e uma linguagem simples. Há também belíssimas ilustrações coloridas que complementam as palavras.

Durante a leitura temas importantes são abordados, tais quais: bullying, preconceito, discriminação e diversidade. São assuntos interessantes e abordados de uma forma sútil, entretanto, com muita realidade envolvida na mensagem que é passada ao leitor.
"É que Bumba viu que toda aquela "gente" era como ele: diferente."
Fazendo referência ao Boi, ao Saci e à Mula-sem-cabeça, o livro mostra a importância de aceitar o próximo e, acima de tudo, respeitar. E o respeito não somente entre pessoas, mas com animais, com a natureza, com tudo.
"Mas Bumba teve dó dos amigos bichos e disse que nunca desejou ser temido. O boizinho só queria ser amado ou, pelo menos, respeitado." 
O livro é curto, tem uma excelente diagramação e uma arte muito bonita. A leitura é rápida e permite o leitor apreciar cada página.

Não apenas para crianças, Bumba, nosso boi é uma verdadeira lição de inclusão e diversidade para pessoas de todas as idades.

Book-trailer

Nota: ★★★★

Serviço
Autor: Diego Freire
Ilustrador: Rogério Maroja 
Editora: Empíreo
Páginas: 40
Preço médio: R$ 35,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário