17 de outubro de 2016

Notícia: ECA realiza XII Fórum de Editoração

A Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) promoveu no último sábado (15 de outubro) o XII Fórum de Editoração

Este ano o evento, que é organizado por alunos do 1º e do 2º ano do curso de editoração da USP, recebeu o tema "Leitor em cena: diversas peças, novos encaixes" e aconteceu na Biblioteca Municipal Alfeu Amoroso Lima.

O Fórum de Editoração tem como objetivo expandir as discussões e reflexões sobre o mercado editorial e abrir espaço para o debate entre profissionais, pesquisadores e estudantes.

Confira quais foram as mesas:
Mesa 1: A Forma da Matéria: Desenhando a Revista
Mesa 2: Pensando Dentro do Quadrado
Mesa 3: Nos Bastidores do Livro: o Agente Literário
Mesa 4: A Era dos Fãs e as Narrativas Adaptadas

A primeira mesa foi mediada por Luciano Guimarães e os convidados foram Rodrigo Damati e Didiana Prata. Nesta conversa os participantes discorreram sobre a infografia nas revistas e sites, a adaptação do conteúdo impresso para o digital e também sobre as principais revistas que se destacam com conteúdo infográfico. Além disso debateram a importância da imagem casada com as palavras e sobre a experiência sensorial do livro e da revista.

Já a segunda mesa foi mediada por Franco de Rosa e composta pelos convidados Fábio Moon, Gabriel Bá e Rogério de Campos. Esta etapa discutiu sobre o espaço dos quadrinhos no Brasil e no mundo e quem compôs a mesa também compartilhou um pouco sobre o processo de criação das histórias em quadrinhos. Também foi comentando que o mercado de quadrinhos vinha crescendo, mas que a política atual está barrando isso, sendo assim, ninguém vive de desenhar quadrinhos no Brasil.

A terceira mesa trouxe um bate-papo sobre o papel do agente literário no mercado editorial e foi mediado por Alessandra Ruiz, que estava acompanhada das convidadas: Alessandra Pires, Gui Liaga e Marisa Moura. As profissionais mencionaram que no exterior o papel de agente é considerado indispensável e no Brasil quase não existem pessoas que atuem nesta área. Para as participantes da mesa é importante que haja esta ponte entre autor e editoras.

Encerrando o evento, a quarta e última mesa trazia Clarice Greco como mediadora e Thiago Mlaker, Gabriela Tonelli e Daniel Lameira foram os convidados. O assunto foi a era dos fãs: quanto os fãs influenciam nas escolhas e decisões das editoras, editor pensando no leitor e engajamento nas mídias sociais. 

O evento começou por volta das 9h e foi até 17h, teve intervalos entre as mesas e pausa para o almoço. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário