13 de setembro de 2016

Resenha: Sete Cabeças - Bruno Godoi


Em mais uma resenha, trago outro livro surpreendente: Sete Cabeças, de Bruno Godoi.

A obra é verdadeiramente um terror mesclado com suspense, tendo sido inspirado em diversos filmes que marcaram a vida do autor, tais como Jogos Mortais. Você pode conferir mais detalhes sobre o processo de produção deste livro que o autor contou em entrevista ao Bio-Livros aqui.

Sinopse“A mancha alastrava-se para os lados, em alguns pontos esticando-se verticalmente feito chifres. Em outros concentrava-se em formas ovais como cabeças. São sete cabeças e dez chifres.” A VIDA PODE SER APENAS UM BORRÃO DE TINTA:  Um corpo inerte no chão do banheiro de um restaurante intriga o experiente detetive Anton Levey. A cena não é nova para ele. Ainda assim, algo parece não fazer sentido quando estranhos sinais começam a surgir. Para solucionar o mistério, o detetive precisará enfrentar pesadelos que jamais imaginou.  NUM FRIGORÍFICO, REFÉNS LUTAM PARA SOBREVIVER:  Três desconhecidos – um professor, um açougueiro e um detetive – despertam num lugar estranho, sem saber como chegaram ali. Para encontrarem uma saída, precisam resolver enigmas, muitas vezes mortais. Cada etapa passada revela mais sobre a verdadeira natureza do jogo e de seus participantes. Conseguirão sobreviver? O que há em comum entre Anton Levey e os três desconhecidos? Sangue inocente foi derramado e agora não há mais volta. Seguir em frente é a única opção, mas qual caminho seguir? A Luz? As Trevas? Aceitar as consequências das decisões tomadas é o que resta para os personagens desse suspense de tirar o fôlego.

A obra é muito bem ambientada e, como diz o próprio autor, deve-se ter muita atenção ao ler, pois são muitos os detalhes e que são capazes de fazer muita diferença. O detetive Anton Levey, parece, no começo, ser o "bonzinho" da história, mas não é bem assim.ç Aos poucos, vamos descobrindo que ele tem segredos muito bem ocultos, coisas que estão na parte mais profunda e escura da alma.

Sete Cabeças nos faz pensar na vida que levamos e no mundo em que vivemos. Também mostra do que o ser humano é capaz quando seus instintos mais selvagens despertam. Seguindo essa linha de raciocínio, a parte que mais me agradou no livro foi, sem dúvida, a luta pela sobrevivência, do Açougueiro, do Detetive e do Professor. Um  dos principais motivos é o fato de que simplesmente adoro a saga Jogos Mortais, tendo sido muito bom vê-la adaptada em uma bela obra. Os testes psicológicos que Bruno criou para o trio são realmente muito calculistas e cruéis, retratando como o ser humano é de fato. Vale ressaltar também a presença da sexualidade em abundância.
"Mas o detetive ainda era o mantenedor da lei, e até onde imaginava, estavam ali participando de algo que logo seria revelado. Os meios, o cenário e a situação haviam sido dados. Aos homens, agora, era esperado que reagissem."
Apesar da boa diagramação e estrutura de escrita, encontrei alguns erros ortográficos e de concordância que passaram pela revisão. Nada que, de fato, atrapalhe a leitura ou o entendimento da estória, mas é algo que seria interessante de se rever, afim de deixar o conteúdo mais preciso ainda.
"Lúci fez cara de espanto e cruzou os braços em timidez. Apontou para a orelha ferida de Anton e tentou quebrar a tensão: - E isso aí na sua orelha? Parece mordida de rato. Acho que é você quem está louco. - [...] - É mesmo, meu bem, o que foi isso? Parece marca de mordida. Quem lhe mordeu? - Antou respondeu com indiferença: - O diabo. - Cruzou o olhar com Lúci e deu as costas. Voltou para a cozinha com o saco plástico na mão. Lúci acompanhou Anton com os olhos, porém, nada declarou."
Uma outra mecânica trabalhada por Bruno que me agradou bastante neste livro foram os momentos cômicos, sobretudo nas cenas protagonizadas pelo trio trancafiado. A todo instante soltavam insultos um ao outro. Isso serviu para quebrar a tensão trazida pela situação-problema apresentada na obra. Acredito que, devido à sua forma de levar o leitor a pensar, o livro poderia até se tornar um filme ou uma peça de teatro. Já está até dividida como tal - Ela se passa com cenas, atos e cortes, tal qual nos espetáculos citados anteriormente.

Booktrailer
Se você busca um livro com ação, comédia na pitada certa, além de (muito) terror e suspense, esta é a sua obra. E o melhor, não é importada.

Serviço
Livro: Sete Cabeças
Autor: Bruno Godói
Editora: Empíreo
Ano: 2014
Páginas:303
Preço Médio: R$ 29,90
Onde Comprar: Loja Editora Empíreo
Skoob

2 comentários:

  1. Opa, vou ler esse livro, hein? hehehe pareceu legal. :-)

    ResponderExcluir
  2. Como não conhecia o livro, é claro que fiquei fascinada com o que li. Essa mistura de suspense e bom humor fazem todo o sentido e deixam as histórias ainda mais reais.
    Esse jogo de tensão, quebrado em alguns pontos.
    Gosto muito disso!!
    Os limites do ser humano...seu lado animal.
    Quero muito conhecer o livro!
    Beijos

    ResponderExcluir