2 de agosto de 2016

Resenha: Harry Potter And The Cursed Child - J.K. Rowling, John Tiffany, Jack Thorne



Depois de nove anos de espera, os potterheads como eu finalmente podem desfrutar de uma nova história do bruxo mais famoso do mundo.

Harry Potter And The Cursed Child (Harry Potter e a Criança Amaldiçoada em português) é a oitava parte da saga criada por J.K. Rowling, pela primeira vez indo aos teatros, tendo estreado em 30 de julho em Londres e a obra adaptada para os livros no dia seguinte. A Daniela e eu participamos do alvoroço em torno do lançamento, sendo que fiquei uma hora na fila para garantir o meu e o li em três dias.

SinopseSempre foi difícil ser Harry Potter e isto não continua tão fácil para ele sendo agora um funcionário sobrecarregado do Ministério da Magia, um marido e pai de três filhos. Enquanto Harry luta contra um passado que se recusa a ficar onde pertence, seu filho mais novo, Alvo, deve lidar com o peso de um legado familiar que ele nunca quis. Conforme o passado e o presente se fundem perigosamente, ambos pai e filho aprendem a incômoda verdade: algumas vezes, a escuridão vem de lugares inesperados.

A história é muito bem construída (para variar), com os toques de humor e suspense característicos de Harry Potter. Nela, vemos um Potter beirando os 40, casado e pai de três filhos, mas que tem que lidar com a rebeldia de seu filho mais novo, Alvo Severo. Um não sabe lidar com o outro, basicamente.

A obra é uma adaptação do roteiro original da peça, sendo assim, é dividida duas partes com dois atos em cata, totalizando quatro, com diversas cenas. O intuito é fazer o leitor se sentir no teatro, acompanhando a apresentação.

"SCORPIUS: Thank you for being my light in darkness. SNAPE looks at him, every inch a hero, he softly smiles. SNAPE: Tell Albus - tell Albus Severus - I'm proud he carries my name. Now go. Go. (SCORPIO: Obrigado por ser minha luz nas trevas. SNAPE olha para ele, cada centímetro um herói, ele sorri de forma carinhosa. SNAPE: Diga a Alvo - diga a Alvo Severo - que estou honrado por eles carregar meu nome. Agora vá. Vá.)"  - Página 195

Há um avanço gradual no tempo, até o momento em que chegamos ao quarto ano, quando a trama definitivamente se desenrola. Alvo tem relação muito conturbada com o pai e que se deteriora cada vez mais. O problema é que nem tudo é o que parece, e os meninos aprenderão isso da pior maneira possível. Também vão descobrir que mexer com o passado pode trazer graves consequências para o presente. 

A diagramação é excelente, com a letra grande e sem grandes dificuldades para se lê-la.  livro vem em capa dura e possui páginas amareladas (tudo isso na versão americana, a qual comprei). J.K. recheou a obra com antigas citações aos acontecimentos anteriores, além de "ressuscitar" alguns personagens. Vale muito a pena a leitura. Sem dúvida, está entre as melhores obras de Harry Potter já escritas pela inglesa.

Serviço
Livro: Harry Potter And The Cursed Child
Autores: J.K. Rowling, John Tiffany e Jack Thorne
Editora: Scholastic (versão americana) e Bloomsbury (versão britânica)
Páginas: 327
Ano: 2016
Preço Médio: R$ 79,90
Nota★★★★

Em tempo: Na semana passada, a editora Rocco confirmou que a versão em português, Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, será lançada no Brasil no dia 31 de outubro, sendo que a pré-venda se inicia em 16 de agosto (veja ao lado a capa da versão nacional). Além disso, a Warner, segundo um site especializado em registros, teria garantido os direitos da obra, gerando boatos sobre uma possível adaptação para as telonas. Estou muito na torcida para que isso seja verdade e para que parte do elenco original retorne, apesar de que, tempos antes, J.K. garantiu em seu Twitter que a oitava história não viraria filme. É esperar para ver.

6 comentários:

  1. Não vejo a hora da pré-venda para lê-lo (mas antes tenho que ler os anteriores, pois é, ainda não li), se bem que estou com muita vontade de tentar ler na versão britânica, que é muita linda!!
    Adorei a resenha!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. AI.MEU.DEUS. Tô muuuuito louca pra comprar esse livro *------* Primeira resenha que leio dele e já amei haha J.K nunca decepciona os fãs! Muito ansiosa, principalmente na parte em que ela "ressuscita" antigos personagens.
    Beijos <3
    persuasaoliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Li todos os livros da saga, mas não me considero fã de verdade. Mesmo que todos os personagens tenham me ganhado, acho que passei meio da idade de dar gritinhos histéricos e aguardar novos livros..rs
    Mas lerei se puder!! Afinal...é Harry!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Não sabia da existência desse livro, mas o achei bem interessante!
    Ainda não li nenhum livro da série, por falta de tempo!
    Mas espero fazê-lo um dia.
    Adorei sua resenha ... Deu vontade de ler.
    Beijos
    neversaynever-believe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rodrigo! Presentão para os fãs, heim! Eu assisti a todos os filmes, mas não cheguei a ler todos os livros. Tenho vontade de fazer isso e o lançamento desse novo só fez aumentá-la. Curiosa para conhecer a versão adulta do Harry.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  6. I got my copy of Harry Potter and the Cursed Child book today.
    I ordered it from Amazon and I got it in just 2 days!
    Here's the link:
    Harry Potter and the Cursed Child, Parts 1 & 2

    ResponderExcluir