12 de julho de 2016

Resenha: Vocação Para o Mal - Robert Galbraith


O livro Vocação Para o Mal é a terceira parte da história do detetive britânico Cormoran Strike.

A obra é de autoria de Robert Galbraith, pseudônimo de J.K. Rowling, autora da saga Harry Potter e Morte Súbita.

Sinopse: Quando um misterioso pacote é entregue a Robin Ellacott, ela fica horrorizada ao descobrir que contém a perna decepada de uma mulher. Seu chefe, o detetive particular Cormoran Strike, fica menos surpreso, mas não menos alarmado. Há quatro pessoas de seu passado que ele acredita que poderiam ser responsáveis por tal crime – e Strike sabe que qualquer uma delas seria capaz de tamanha brutalidade. Com a polícia focada no suspeito que Strike tem cada vez mais certeza de que não é o criminoso, ele e Robin põem as mãos à obra e mergulham no mundo sombrio e distorcido dos outros três homens. Entretanto, quanto mais acontecimentos horrendos acontecem, mais o tempo se esgota para ambos.

A trama é, sem dúvida, a que mais tem suspense das três escritas até o momento, de um total de sete. A ligação entre Robin e Strike fica mais forte, mas tem enorme reviravolta já no desfecho da trama. Desta vez, J.K. deixou a resolução do crime em segundo plano, priorizando justamente a relação entre o detetive e sua colega.

Com o criminoso querendo acabar com a carreira de Strike a todo custo, eles devem se unir mais do que nunca - mesmo com a namorada de Strike, Elin, em seu pé. Há também uma presença mais forte de Robin como detetive, partindo mais às ruas buscando evidências e suspeitos. J.K. ainda projeta a visão do criminoso, como ele se comporta, como sua mente trabalha. Este  formato é semelhante ao que Stephen King usa em Mr. Mercedes (o qual estou terminando de ler).

"Ele sabia que devia estar se concentrando unicamente na ação perigosa da noite, mas seus pensamentos insistiam em voltar a Robin. Ela não retornara sua ligação. Ele havia determinado um prazo final a si mesmo: se ela não ligasse até o fim desta noite, é porque jamais telefonaria."

Quanto à diagramação, a Rocco manteve seu bom padrão de fonte e tamanho, além das páginas meio amareladas e aquele bom e velho cheiro de livro novo (o que é um tanto contraditório, confesso).

Enfim, para os amantes de J.K., de Robert Galbraith, de Cormoran Strike ou pura e simplesmente de boas histórias de detetive, suspense, comédia e reviravoltas, esta é a obra perfeita.

Serviço
Vocação Para o Mal
Autor: Robert Galbraith
Editora: Rocco
Páginas: 494
Preço médio: R$ 28,80

NOTA:

2 comentários:

  1. Não conhecia o livro mas fiquei curiosa!
    beijinhos
    https://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses livros da nova série da J.K. Rowling valem a pena. ^^

      Excluir