7 de julho de 2016

Resenha: Veneno - Sarah Pinborough

Por: Diego Michelini


A saga de três livros, denominada Saga Encantadas, escrita por Sarah Pinborough, é uma releitura dos contos de fadas que ouvíamos de nossos pais ou até mesmo na nossa escola quando éramos pequenos. O primeiro livro da saga, Veneno, retrata a história da Branca de Neve, que não é tão inocente assim quanto imaginávamos. 

Sinopse: Sexy, sarcástico e de prender a respiração! Para os fãs de Once Upon a Time e Grimm,Veneno é a prova de que contos de fadas são para adultos! Não existe Felizes para sempre! Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais? Então este livro é para você! Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentam? Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria um final feliz pode se tornar o pior dos pesadelos! Veneno é o primeiro livro da trilogia Encantadas, e já é um best-seller inglês. Sarah Pinborough coloca os contos de fadas de ponta-cabeça e narra histórias surpreendentes que a Disney jamais ousaria contar. Com um realismo cínico e cenas fortes, o leitor será levado a questionar, finalmente, quem são os mocinhos e quem são os vilões dos livros de fantasia! Palavra da editora: Veneno é um livro tenro como uma maçã envenenada. Belo como os vilões costumam ser. Sarcástico como príncipes mimados. E sem finais felizes porque já estamos bastante crescidinhos! (E, ainda assim, é um dos finais mais chocantes da ficção atual!) Para fãs de séries de TV e histórias picantes e divertidas, Veneno é puro entretenimento! Mariana Rolier

A história toma rumo quando o pai da Branca de Neve sai do castelo para ir a guerra. Por conta disso, quem fica responsável pela princesinha, pelo castelo e pelo reino é a Rainha Má, conhecida como Lilith, que tem uma beleza encantadora, mas não é o que o seu famoso espelho acha.
"Seu pai não está aqui. Acho que você vai perceber que estou no comando. E como castigo — disse abrindo um pouco a porta e revelando os retalhos de tecido no chão — você não vai mais sair a cavalo com calças de montaria."
O reino a apelidava Lilith de Rainha de Gelo, mas Branca preferia chamá-la de Rainha Má. A Rainha resolve mudar tudo no castelo, fazendo com que Branca de Neve ficasse sob seu domínio. Branca um dia resolve pedir ajuda para suas pequenos amigos, os anões, para que eles a ajudassem a sair de perto da fúria da Rainha.

Em meio de muitas tramas, suspense, amor e muitas aventuras, Branca se apaixona por um belo rapaz, como de costume nos contos. Mas, este Príncipe Encantado é diferente do conto que já conhecemos.

A única coisa que muda nesta saga para os contos de fadas tradicionais são as personalidades de cada personagem. Os outros pontos ainda estão descritos na história, como a maçã envenenada, o ódio da Rainha de saber que todos amam a princesa e detestam ela e principalmente o fato de seu melhor "amigo", o espelho, repetir as mesmas palavras que cada pessoa pensa, "Branca de Neve é a mais bela do reino!".
"— Você é tão linda — murmurou o rei. Sim, pensou a rainha. Sou mesmo. O rosto de Branca de Neve surgiu de repente em sua mente, e ela o afastou com raiva enquanto o engolia."
No livro, Veneno, temos como os personagens principais, a Rainha Má, o Espelho, o Caçador, os anões, o Príncipe, e a Branca de Neve. Além disso, há também uma mistura de personagens de outros contos, por exemplo, Cinderela, referências à João & Maria e também ao Aladin.

A capa, pelas cores usadas e pela figura de uma mulher interpretando Branca, é o que mais chama atenção. Ver de longe uma mulher jogada na grama, segurando uma maçã e outras jogadas, assim como seus cabelos e a tipografia do título Veneno, dão ênfase ao conteúdo do livro.

O modo como a escritora descreveu cada detalhe, até os menores deles, é incrível. Isso faz com que, enquanto lemos e viramos cada página, pareça que estamos no local que ela relata. O livro possui uma leitura fácil e simples de entender.

A diagramação deixa as páginas ainda mais lindas, há desenhos de plantas, com longas curvas que vão nos acompanhando em cada página.

Repense seus vilões!


Nota: ★★★★

Serviço 
LivroVeneno - Saga Encantadas - Livro 1
Autora: Sarah Pinborough
Editora: Única
ISBN-13: 9788567028002
ISBN-10: 8567028000
Ano: 2013
Páginas: 224
Preço médio: R$30,00

12 comentários:

  1. Já li esse livro e gostei dele. É bem diferente do que eu imaginava e me surpreendi com ele. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Diego também adorou! Em breve teremos resenhas das sequências.

      Excluir
  2. Eu quero muito ler, todos dizem tão bem deste livro!

    www.donadegato.com
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Esse é um livro que tenho bastante interesse em ler, a história retratada sobre a Branca de Neve já faz com que esteja na minha lista de leitura.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  4. Eu acho as capas dessa trilogia lindas demais!
    Apesar de alguns comentários negativos que li, ainda vou ler esse livro.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de aniversário do blog Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que as opiniões variam bastante e vale a gente conferir, né? ^^

      Excluir
  5. Olá.
    Confesso que esse não é meu tipo de livro favorito, mas acredito que daria uma chance por trazer uma nova visão, talvez até mais real, podemos dizer assim, dos contos de fada. Acho que gostarei dessa proposta da obra.
    Boa dica.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de julho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que o tom que a autora dá ao clássico é bem bacana.

      Excluir
  6. Quando comprei o livro fiquei fascinada com a capa e estava mega animada para começar a leitura, mas infelizmente não se mostrou tão fácil assim e acabei abandonando. Acho que vou tentar dar uma outra chance a ele.
    Abraço!
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir