8 de julho de 2016

Minuto do Escritor: Bianca Sousa



O Minuto do Escritor de hoje é com a autora Bianca Sousa.

Bianca é autora do romance best-seller da Amazon Eterna: o som do amor, publicado em 2014. Também escreveu releitura de clássico em forma de comédia romântica, O Canto do Cisne, sua mais recente obra. Além destes, publicou Eternamente Sua e O Dia Em Que o Sol Não Nasceu.  Adora séries, filmes, músicas e livros de todos os tipos, mas tem preferência maior por histórias de amor. É
casada e mãe de dois cachorros e um gato e atualmente mora em São Paulo.

A escritora gentilmente conversou com o blog e falou sobre o início de sua carreira na literatura. "Antes de Eterna, escrevia apenas como um hobby. Jamais imaginei que viraria escritora. Louco, né", brinca.

Ela também comenta como sentiu que seria escritora. "Costumo dizer que, diferente de outras profissões, não existe preparação acadêmica e psicológica para tal. Você simplesmente escreve, porque, se não o fizer, sente que vai explodir de tanta ideia. E, então, conforme vai pegando mais confiança, passa a acreditar no seu texto e começa a se perguntar: 'por que não?', até o dia que você decide: 'vou fazer isso' e aí se joga no mercado editorial, desbravando o caminho como um bandeirante. Não existe um único caminho certo.

Você pode começar com uma editora pequena ou ser independente, a menos que você seja famoso, daí você entra em uma editora grande facilmente. E todos os caminhos são válidos, o objetivo é o mesmo, levar sua escrita que é um pedaço de você para que outras pessoas sonhem também."

Dedicando-se exclusivamente à vida de autora no momento, Bianca diz que a família recepcionou bem seu sonho de escritora, além de que o apoio de seu marido foi essencial. "A única pessoa que realmente sabia do meu sonho de concluir o livro (Eterna) era meu marido que sempre me deu todo o apoio que precisei para continuar escrevendo. Isso foi crucial para que Eterna e, posteriormente, O canto do cisne e outros que estão por vir, existam hoje. O resto da família ficou sabendo quando já estava tudo pronto e acharam bem bacana eu ter escrito um livro."

Bianca teve várias inspirações para suas histórias. "Eterna começou como um conto que eu queria escrever para o meu já extinto blog. Queria algo curto e romântico. Mas, conforme eu escrevia, a história ia crescendo, ao ponto que me dei conta de que estava escrevendo meu primeiro romance. Aquela história merecia mais páginas. E foi assim que me dediquei de verdade e conscientemente a escrever meu primeiro livro. De inspiração sem dúvida foi a música clássica, tanto que Bernardo Milano (o protagonista) é violoncelista e toda a temática do livro tem como pano de fundo a música. Com O canto do cisne ainda estava muito na vibe de transpassar outros tipos de arte na literatura. Então, como já tinha escrito sobre música, resolvi escrever sobre dança, ballet mais especificamente, e de novo, aqui tem uma referência forte à música clássica", detalha.

LIVROS DIGITAIS VERSUS TRADICIONAIS

A autora best-seller da Amazon também entra na eterna discussão sobre qual é melhor tipo de livro: o tradicional ou o digital. "Eu adoro os dois formatos, mesmo. Tem época que estou mais para um do que para outro e também tem momentos que um é mais útil que o outro. Por exemplo, em uma viagem ou mesmo no transporte público, levar um Kindle é muito melhor do que carregar um livro pesado. Já quando estou em casa e posso sentar no sofá confortavelmente, o livro impresso é muito bom. O cheirinho de livro novo é muito bom, Não acham?", questiona, brincalhona.

Em O Canto do Cisne, Bianca mudou um pouco seu estilo literário, mas ela comenta que não teve problemas na transição. "(A transição) foi muito suave. Tanto Eterna quanto O canto do cisne são fantasia, gênero literário que amo muito. A diferença entre eles é que Eterna é desses livros que te faz chorar até desidratar. Já O canto do cisne te faz rir das cenas engraçadas, mas te deixa com o coração batendo mais forte em outros momentos. A experiência de escrever as duas histórias foi muito prazerosa e agregadora. Aprendi muito como escritora e com certeza me diverti demais escrevendo o segundo livro, pela temática ser mais leve, pude relaxar mais. Eu sempre mergulho nas histórias que crio, gosto de escrever algo tão real que mesmo sendo ficção fantástica parece ser de verdade."

Para fechar, a escritora nos conta o que sente ao escrever. "É incrível. Quer dizer, eu posso ser mil pessoas diferentes e vivenciar coisas diferentes através dos personagens. Me sinto privilegiada", brinca.

Para conhecer mais sobre a autora e suas obras e comprá-las, visite:
Site | Loja online | Facebook | Instagram

10 comentários:

  1. Dani e Rodrigo, amei demais a entrevista com vocês. Adorei a maneira como conduziram as perguntas e o resultado final. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Post perfeito! Não me canso em saber mais sobre a autora, que é tão dedicada e talentosa.
    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi pessoal!
    Eu não conhecia a autora e pelo que percebi não sou público dos livros dela. Mas gostei de saber um pouquinho mais sobre a Bianca. É tão legal ver cada vez mais autores nacionais podendo se dedicar totalmente a viver da escrita, né?
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá... tudo bem??
    Adorei a postagem... ler sobre autores nacionais é maravilhoso... saber um pouco mais de seus feitos e de seus pensamentos na hora da construção é ótimo... eu conheço o livro Eterna e confesso que tenho muita vontade de ler... mas ainda não tive a oportunidade... excelente post, parabéns... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom demais poder falar mais sobre os escritores de nosso país.

      Excluir
  5. Oi, Rodrigo, tudo bem?

    A Bi é linda, não é? Ela é parceira do meu blog e eu já li tanto Eterna quanto O Canto do Cisne, mas este último tem lugar cativo no meu coração, pois amei cada pedacinho dele! <3

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana saber que gostou das obras da Bianca! :D

      Excluir