28 de junho de 2016

Resenha: Infinito Reflexo - Cris de Ávila


* Livro cortesia da editora

O livro Infinito Reflexo - Um palácio para Hamid, escrito por Cris de Ávila, ilustrado por Leonardo Guidugli e publicado pela Editora Empíreo é uma verdadeira arte contemporânea.

Sinopse: Infinito Reflexo - Um palácio para Hamid é uma história inspirada na vivência de um encontro da autora, Cris de Ávila, com um menino vendedor de canetas artesanais na Índia. Em uma narrativa linda e comovente, a autora apresenta o trajeto de um garoto entusiasmado pelo mundo desconhecido. Com ilustrações de Leonardo Guidugli, o leitor levará sua imaginação, através dos olhos de Hamid, a um mundo cheio de belas imagens.

Observação: "Os valores relativos aos direitos autorais da obra serão transferidos para a Bachpan Bachao Andolan (http://bba.org.in), cujo projeto "Save the childhood movement" já resgatou mais de 80 mil vítimas do tráfico humano, escravidão e exploração infantil. A BBA busca as criança, assegurando a elas uma educação de qualidade."

O livro traz um conto que se baseia no encontro da autora com uma criança da Índia. Logo de cara o livro já nos conquista com o prefácio de Paulo Plácido, que em suas palavras expressa os sentimentos que teve pela obra narrada por Cris de Ávila.

Infinito Reflexo é um conjunto harmonioso de texto e imagem. A autora se preocupa na forma em que descreve as vestimentas, as pessoas, os lugares e o ilustrador capta esta mensagem e consegue trazer aquilo que nossa imaginação cria ao ler em formato de figuras.

A curiosidade de Hamid, um vendedor de canetas artesanais que vive na Índia, guia a história e faz com que o leitor realmente "viaje". Através de suas perguntas aos turistas, Hamid conhece o mundo e convida quem lê a fazer o mesmo.
"Sua mente e seu diário já haviam passado por lugares como Moscou, Londres, Berlim, Istambul, Hong Kong, Los Angeles, Chicago, Marrakech, Milão, Cairo, Xangai, Caracas, Cidade do México, fantasiando imagens e experimentando diversas línguas aprendidas, mas ele não imaginava a surpresa que estava por vir.”
Temos vontade de nos comunicar com pessoas de todos os lugares do mundo e conhecer um pouco mais sobre elas e sobre os lugares onde vivem. Viajamos sem sair do lugar e somos carregados para a história e para os lugares que Hamid conheceu por meio de conversa com outras pessoas.

A capa tem uma ligação extraordinária com o que é relatado e chama a atenção pela beleza e delicadeza nos detalhes. A diagramação é boa e conduz uma leitura agradável no papel pólen.

A imaginação nos leva a  despertar criança dentro de nós e lembrar de aproveitar a nossa realidade, nossa história. O único ponto "negativo" é que é apenas um conto, o livro nos leva para longe e ficamos com vontade de ter mais histórias como esta, mais relatos, em resumo: mais viagens dentro da literatura.

O livro pode ser considerado infantil, mas na minha opinião muita "gente grande" se conquistará e refletirá bastante com este personagem que causa empatia já nas primeiras páginas. Recomendo a leitura para quem deseja viajar por meio das palavras e das ilustrações.

Nota: ★★★★

Serviço 
Livro: Infinito Reflexo - Um palácio para Hamid
Autora: Cris de Ávila
Ilustrador: Leonardo Guidugli
Editora: Empíreo
ISBN-13:9788567191188
ISBN-10: 856719118
Formato: 22cm x 15cm
Capa: Dura
Páginas: 55
Edição: 1
Ano: 2016
Preço médio: R$ 39,90

Um comentário:

  1. Eu ainda fico impressionada com livros tão pequenos que possam conter tanto sentimento.
    É o tipo "muito em tão pouco."
    Como amo contos, já fiquei fascinada pelo livro. Isso de deixar mal acabado, viagem curta me fascina. Sem contar a capa que é um show a parte!
    Beijo

    ResponderExcluir