31 de maio de 2016

Resenha: Pelos caminhos da vida - Cristina Censon

Por: Sônia Garcia 

* Livro cortesia da editora

O livro Pelos caminhos da vida, escrito por Cristina Censon e publicado pela Petit Editora, é um excelente romance espírita.

Sinopse: Na França, em pleno século XIV, vive Adele, uma jovem de apenas 13 anos. Apesar de tão pouca idade, enfrenta uma intensa jornada pessoal. Quando seu pai descobre que ela é capaz de ver e conversar com espíritos, começa a persegui-la. Ao lado de sua aia Justine, Adele foge da ira paterna e vai ao encontro de Elise, uma das personagens femininas mais emblemáticas da história. Mulher forte, à frente do seu tempo, Elise aproximará Adele de Aimée, jovem de igual sensibilidade e dom. O pai de Adele, no entanto, não desiste da perseguição à filha, e sua vingança provoca uma tragédia de grandes proporções.

Apesar da historia se passar séculos atrás é totalmente atual, porque mesmo nos dias de hoje ainda temos muito preconceito daquilo que desconhecemos ou ignoramos. 

O livro mostra que na verdade todos buscamos a felicidade e a paz, mas para isso é muito importante que tenhamos um coração capaz de amar e respeitar o semelhante, principalmente os que pensam diferente da gente, uma vez que cada ser humano é único. 

Outro ponto que o romance enfatiza é a amizade. Quando buscamos o bem, nos momentos de dificuldades e provações, encontramos amigos fiéis. Muitas vezes não entendemos os percalços da nossa vida, mas tudo está certo, tudo nos leva no caminho da evolução. Todo aprendizado adquirido deve ser partilhado, pois essa troca de experiência é salutar, devemos nos questionar, se estamos realmente fazendo o nosso melhor, buscar a nossa essência divina.
"Todos querem respostas claras e objetivas às suas solicitações, mas se esquecem de que cabe a cada um efetuar a escolha que julgar adequado aos seus propósitos. O outro pode apenas opinar, mediante aquilo que sabe intimamente, mas a decisão é individual e intransferível."
Foi o que aconteceu com Elise, que desviou do caminho do bem, mas ao conhecer Adele passou a questionar seu comportamento e logo depois ela conheceu Aimeé, que a deixou ainda mais confiante para seguir sua jornada. 

A capa do livro já nos remete aos tempos medievais, com castelos e a imagem de duas jovens. Pela capa já podemos imaginar a dificuldades que as mulheres sofriam naquela época. Achei a diagramação muito boa, bem como o formato do livro e o tamanho e o espaçamento das letras.

Uma narrativa que nos prende desde as primeiras linhas, recomendo a todos que gostam de leituras que nos faz refletir sobre a nossa própria existência.  

Nota: ★★★★
 
Serviço
Livro: Pelos caminhos da vida
Autora: Cristina Censon (Pelo espírito Daniel)
Editora: Petit
ISBN: 9788572533034
Páginas: 384
Preço médio: R$ 30,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário