13 de maio de 2016

Notícia: Livro de poesias composto por tuites será lançado segunda em São Paulo


Raul Christiano, jornalista, poeta, escritor e professor universitário, é o autor do livro Poesia em tudo - #AmorAosTuítes, editado pela Editora Realejo, com lançamento neste mês. A publicação reúne 57 poesias, escritas para publicação no Twitter. São poemas de até 140 caracteres cada ou com até 10 estrofes de 140 caracteres, como é o padrão da rede social. O lançamento acontece em São Paulo, dia 16, a partir das 18h no Bar Balcão (Rua Melo Alvez, 150 – Cerqueira Cesar – SP). 

Com o livro, Raul integra, de forma diferenciada e inovadora, duas de suas maiores paixões: a escrita, em especial a poesia, e as novas tecnologias e mídias sociais. Os poemas foram escritos entre 2013 e 2016, com conteúdos que tratam de posicionamentos políticos e sociais – não poderia ser diferente, já que Raul foi ativista cultural, militante estudantil e político nos anos 1970 e 1980 e participou da geração da poesia marginal, sendo um dos criadores do Grupo Picaré de literatura e arte, em Santos - e declarações de amor a musas imaginárias. “Fui salvando as tuitadas e os posts e comentários em outras redes sociais, no bloco de notas do meu iphone. E no início deste ano contava mais de 80 textos com essas caraterísticas, sempre contando 140 caracteres. que formam palavras com sentido poético", ressalta o autor. 

Poesia em tudo - #AmorAosTuítes traz ainda à luz uma nova modalidade de literatura, chamada de twitteratura. Já há micro-romances, micro-contos e uma profusão de textos poéticos de várias gerações literárias publicados no twitter, que agora ganham visibilidade por meio de Raul. As ilustrações constantes no livro são de Eber de Gois. 

Serviço 
Poesia em tudo - #AmorAosTuítes
Autor: Raul Christiano 
Editora: Realejo 
Ilustrações: Eber Gois 
Preço médio: R$29,00 

Evento 
Lançamento Livro Poesia em tudo - #AmorAosTuítes 
Quando: Segunda-feira, 16 de maio, a partir das 18h 
Onde: Bar Balcão (Rua Melo Alvez, 150 – Cerqueira Cesar – SP) 
Entrada Franca


Sobre Raul Christiano 
Para quem nunca ouviu falar no Raul Christiano, ele é jornalista, poeta, escritor e professor universitário. Foi um ativista cultural nos anos 1970 e 1980, participando das gerações do mimeógrafo e da poesia marginal. Dessa época fértil, escreveu e publicou três livros - Vitória, 1980; Enxoval para bebe(r), 1981, e Sensação de Amor Feito, 1984. Também é de sua autoria o livro A Produção Independente na Literatura - Catálogo para o Movimento, 1983. Christiano foi militante cultural, estudantil e político, e um dos criadores do Grupo Picaré de literatura e arte, em Santos, no ano de 1979. Em 2002, a Geração Editorial publicou uma coletânea dos seus livros de poemas, com o título Alguma Poesia. O poeta de Poesia em tudo - #AmorAosTuítes não escrevia poemas desde 1984, reaparecendo agora com um livro muito antenado com as novas tecnologias e midias sociais. Raul foi secretário municipal de Cultura de Santos (2013/2014) e atualmente é o diretor do Programa de Oficinas Culturais da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, pela Organização Social Poiesis.


Sobre a Realejo Edições
A Realejo Edições, do livreiro José Luiz Tahan, nasceu como livraria em 2001, dentro da Universidade Católica de Santos. Em 2003, mudou-se para o espaço no coração do Gonzaga, bairro da cidade. O segundo capítulo dessa história teve início em 2006, quando José Luiz decidiu expandir seu trabalho, criando a Realejo Edições. No final de 2007 foi inaugurada a segunda loja, no Shopping Miramar, em Santos. Mais tarde, em 2009, inicia-se um novo capítulo na empresa com a estreia do festival internacional de literatura, o Tarrafa Literária. Com inspiração em Paraty e Passo Fundo, cidades que sediam outros grandes eventos literários, a Realejo criou um importante festival que já faz parte do circuito internacional das letras. Hoje em dia a editora já conta com quase 60 títulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário