11 de maio de 2016

Notícia: Livro conta a história dos quilombos para crianças

No próximo dia 13 de maio a abolição da Escravatura no Brasil completa 128 anos. Contudo, o país ainda é marcado pela desigualdade social, especialmente em virtude da cor da pele, o tema é atual.

Em um clima de tensão e de bravura que Júlio Emílio Braz resgata no livro Uma pequena lição de liberdade uma face da história brasileira: a resistência negra por meio da formação dos quilombos. A obra possui ilustrações de Rubem Filho.

Uma pequena lição de liberdade relembra alguns dos episódios pouco mencionados nos livros de histórias e mostra o quanto os negros africanos eram oprimidos e, mais ainda, como brigavam e se empenhavam na busca da liberdade perdida. A história ressalta a importância dos quilombos e o exemplo de luta daqueles que viviam refugiados.


Sobre o autor 
Júlio Emílio Braz é mineiro, da cidade de Manhumirim. Aos 5 anos mudou-se para o Rio de Janeiro, cidade que adotou como lar. Iniciou sua carreira como escritor de roteiros para histórias em quadrinhos, tendo hoje obras publicadas no Brasil, Portugal, Bélgica, Franca e EUA. Em 1988 recebeu o Prêmio Jabuti pela publicação de seu primeiro livro infanto-juvenil, Saguairu. Já escreveu roteiros para televisão e, em 1997, ganhou o Australian Children Book Awards. 

Sobre o ilustrador
Rubem Filho começou a sua carreira de ilustrador em 1996, tendo antes se formado em Artes pela Escola Guignard, da Universidade do Estado de Minas Gerais, com especialização em gravura. Trabalhou também em Multimídia, publicidade, animação, publicou ilustrações em jornais e revistas e lecionou desenho para crianças. Já publicou mais de 50 títulos, entre infantis, juvenis e adultos, como ilustrador, diagramador e projetista gráfico. 

Serviço
Editora Mundo Mirim
Ilustração: Rubem Filho
Autor: Júlio Emílio Braz
I.S.B.N.: 978-85-617-3035-2
Formato: 12 x 18
Indicação: Leitor fluente (a partir de 11 anos)
Páginas: 72
Preço: 29,90

2 comentários:

  1. Gostei dessa maneira de contar uma história tão complexa para crianças. uma maneira bem diferente e simples para os pequeninos entender.

    www.geracaoselfie.blog.br

    ResponderExcluir