19 de abril de 2016

Resenha: Os Conquistadores - Marco Moretti


Em sua segunda obra literária (autor de Eu, Sumé), o jornalista Marco Moretti traz novamente à tona a história do Brasil em pauta. Os Conquistadores nos faz pensar e, ao mesmo tempo, aprender.

Sinopse: O ano é 1572. O Brasil é uma terra em grande parte inexplorada, cercada de mistérios, mitos e lendas. Terreno fértil para toda a sorte de aventureiros vindos do Velho Mundo em busca de fortuna fácil. Nesse cenário nada auspicioso, de olhares desconfiados, espadas afiadas sempre prontas para serem desembainhadas à menor provocação, traições, escaramuças e ameaças em cada curva do caminho, é que se passa a trama de Os conquistadores. Capitães-gerais cegos de cobiça, um frade jesuíta perdido entre a fé vacilante e a liberdade do Novo Mundo, um jovem indígena imbuído de uma missão enigmática, um velho louco detentor de um terrível segredo, escrivães, mamelucos e degredados dispostos a tudo para obter ouro e poder. Esses são os personagens desta saga épica que convida o leitor a se aventurar pelas trilhas desconhecidas de nosso país em busca de um fabuloso tesouro perdido. Uma jornada em que nada é o que parece ser e na qual os fatos revelam- se muito mais estranhos do que podemos imaginar.

O capitão Francisco Trovão, que está na Terra de Santa Cruz em busca de riquezas, começa como protagonista ao salvar o frei Bartolomeu de morte certa. Mas, com o passar do tempo e a mudança inesperada de rumos na jornada de sua trupe, ele passa a ser antagonista, o que divide o leitor.

A riqueza de detalhes daquela época é belíssima. De fato, parece que o leitor está mesmo dentro da obra, vivendo em 1572. Além disso, há muitas citações à diversos documentos e momentos históricos, o que, definitivamente, nos faz aprender mais e mais.

O único ponto a se ressaltar é a diagramação, pois o corpo (tamanho) da letra é pequeno, dificultando um pouco a leitura. Mas, como a história é envolvente, é algo contornável.

"Indignação e repulsa dominaram Frei Bartolomeu ante a figura de Curumicaauã, barbaramente torturado, o corpo jovem e musculoso macerado, desfeito em ferimentos atrozes, inerte, a cabeça pendente semidesfalecida de encontro ao peito, precariamente mantido em pé e atado por cordas de algodão a um tronco de sapucaia."

Em suma, Os Conquistadores é obra bárbara e cativante, valendo a leitura para os amantes de literatura histórica.

Confira o book-trailer da obra:


Nota: ★★★★

Serviço
Livro: Os Conquistadores
Autor: Marco Moretti
Editora: Novo Século
Ano: 2015
Páginas: 479
Preço médio: R$ 39,90

3 comentários:

  1. Valeu pela força, Daniela e Rodrigo. Não tenho palavras para agradecer a vocês. Felicidades e tudo de bom para vocês.

    ResponderExcluir
  2. Comprei este livro essa semana, parece ótimo.

    ResponderExcluir