5 de abril de 2016

Resenha: O Impressionista: Livros que Matam - Mauro Panella


*Livro Cortesia do autor

Escrito pelo publicitário e mestre em comunicação e semiótica Mauro Panella, O Impressonista: Livros Que Matam reúne diversos contos, poemas e crônicas que extenuam o ponto de vista do autor com relação à sociedade, à vida, às pessoas, entre outros assuntos. Ele procura fazer o leitor pensar um pouco mais, usar mais a "cachola", por assim dizer.

Sinopse: Compilação de resenhas literárias, críticas de cinema, dicas atemporais e um conto que dá nome ao título. Em “O impressionista”, um artista-assassino com algum senso de justiça utiliza, de forma magistral, a combinação entre artes plásticas, literatura e leis da física como principal arma. O modus operandi, exótico em sua complexidade, consiste em deixar cair da maior altura possível um livro volumoso e de qualidade questionável sobre a cabeça das vítimas, com extrema precisão. 

Por ser livro curto e com contos pequenos, O Impressionista é fácil, leve e rápido de se ler, mesmo com a letra utilizada na diagramação final seja pequena, ou seja, não deve ser empecilho para, nem mesmo, leitores mais "rasos". Alguns dos poemas possuem muitas informações relevantes para o leitor, agregando mais conhecimento ao invés de, somente, ver o ponto de vista do autor. Alguns também são regados à sexualidade humana.

"Não posso me queixar. Tive uma vida boa. Muito suco, shakes, mulheres. Duas filhas maravilhosas. Uma esposa linda. Dois romances inacabados. Três mortes: todas saudáveis."
(Retirado de "Dream Team", pg. 95)


Em suma é obra que agrada, sobretudo, aos mais velhos, por tratar de assuntos mais "pesados". O ponto mais interessante da obra acaba por ser o intrigante caso dos "livros que matam", no qual diversos influentes recebem golpes certeiros - e mortais - de livros igualmente influentes. Uma verdadeira investigação a là Sherlock Holmes e Watson. Vale a pena gastar suas células cerebrais nesta obra.

Serviço
O Impressionista: Livros que Matam
Autor: José Mauro Lima Panella 
Editora: Scortecci
Páginas: 104
Ano: 2011
Preço Médio: R$ 25
Nota: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário