25 de abril de 2016

Notícia: Livro resgata história de solidariedade em meio à Guerra Civil Libanesa


Na graphic novel O Jogo das Andorinhas – Morrer Partir Retornar, publicada pela Zarabatana Books, a autora Zeina Abirached relembra a noite em que seus pais saíram de casa para visitar a avó em outro ponto da capital, Beirute. Com a intensificação dos bombardeios, Zenia e seu irmão mais novo vivem o drama da ausência dos pais e da incerteza de seu retorno para casa. 

É nesse momento que a força da união se faz presente. No pequeno cômodo que servia de abrigo para a família – o mais seguro do prédio – começam a desfilar diferentes tipos da comunidade libanesa: Anhala, a ex-governanta e ótima cozinheira; Chucri, o “faz-tudo” que perdeu o pai para a guerra; o letrado Ernest, apaixonado por Cyrano de Bergerac e que teve o irmão gêmeo alvejado por franco-atiradores anos antes; e muitos outros. 

O prefácio é assinado por Trina Robbins, desenhista e escritora ícone do movimento underground entre os anos 1960/70. 

Sobre a autora
Zeina Abirached nasceu em Beirute em 1981, em uma família libanesa cristã, e tinha dez anos quando o conflito finalmente terminou. Estudou artes gráficas e design na Academia Libanesa de Belas Artes (ALBA). Em 2002, recebeu o prêmio principal do Festival Internacional de Histórias em Quadrinhos de Beirute por sua primeira graphic novel, Beyrouth-Catharsis. Mudou-se para Paris em 2004 para estudar na Escola Nacional de Artes Decorativas. 

Sobre a Guerra Civil Libanesa
O conflito dividiu o Líbano entre cristãos, do lado Oriental, e muçulmanos, do Ocidental. Os desentendimentos entre os dois grupos (e também os drusos) datam antes mesmo de o país se tornar independente da França, em 1943. Com a criação do Estado de Israel após a 2ª Guerra Mundial, a situação foi agravada pelo grande afluxo de refugiados palestinos que deixaram suas terras. A capital Beirute foi rasgada ao meio por muros de tijolos e sacos de areia. Bombardeios, franco-atiradores, atentados terroristas e a intervenção militar dos países vizinhos ceifaram milhares de vidas. 

Serviço
O Jogo das Andorinhas – Morrer Partir Retornar
Autora: Zeina Abirached
Editora: Zaratana Books
Páginas: 192, em preto e branco
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 40,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário