23 de fevereiro de 2016

Resenha: Mistério de Elêusis - O Mestre do Crime - Márcio Sidney


Sinopse: Europa. 2035-2039. Um novo grupo de ladrões ousa avisar previamente o horário e o dia em que irá agir. E nada ou ninguém que tenha uma segurança digna de elogios escapa. Mas por que informar antes? Qual motivação para enfrentar os melhores esquemas de seguranças para furtar apenas o item posto como alvo, ao invés de efetuar um grande roubo? E por que nem com esses avisos ninguém é capaz de detê-los? Existe apenas uma maneira de responder a essas questões: capturando-os! para isso, irá surgir um grupo de especialistas dispostos a pôr fim aos crimes. Será isso o suficiente? Nada é o que parece, e a verdade revelada ofusca um mistério ainda maior.

Imagine uma Europa futurística, no qual a segurança é o que mais importa. Várias empresas do ramo tentam aprimorar seus sistemas de proteção, sobretudo de grandes clientes. O problema começa quando grupo de ladrões manda bilhete para o dono do museu Mileniun, com aviso de que o local será roubado em questão de dias e que nada poderia ser feito para evitar. O grupo é especialista em invadir sistemas de segurança e burlá-los. 

Aos poucos, outras instituições e milionários começam a receber os mesmos bilhetes e nenhum ato parece poder ajudar a parar esses criminosos. Até que Otavius, dono de uma dessas empresas, se alia a outras pessoas na tentativa desenfreada de acabar com os crimes.

O desfecho e a construção da história de Mistério de Elêusis - O Mestre do Crime, de Márcio Sidney são surpreendentes. As personagens estão ligadas entre si e o formato de narrativa da história - primeiro sob a ótica de Otavius e, depois, sob a ótica dos criminosos. Em contrapartida, achei a letra um tanto próxima da outra e, por vezes, a leitura pode cansar um pouco, visto que são muitas informações minuciosas - algumas, talvez, em excesso.

Apesar disso, o livro conta bela história. É interessante analisar e observar a forma como ela é construída, bem como os ladrões trabalham seu raciocínio para praticar os roubos e dos que tentam capturá-los. Ou seja, aplausos para o autor, Márcio Sydney.

Serviço
Livro: Mistério de Elêusis - O Mestre do Crime
Autor: Márcio Sidney
Editora: Novo Sáculo - Talentos da Literatura Brasileira
Ano: 2015
Nº de Páginas: 445
Preço Médio: R$ 39,90
Nota: 4

2 comentários:

  1. Muito boa a resenha, exceto a parte que descreve a leitura como cansativa, percebo que a trama é instigante e bem elaborada. Pretendo adquirir a obra do meu amigo Márcio Sidney em breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo cometário, Elcio. No caso, não quis dizer que a leitura, não seja instigante e bem elaborada, pois, de fato, ela possui tais qualidades. Boa leitura!

      Excluir