26 de fevereiro de 2016

Notícia: Livro reúne 200 imagens de São Paulo


A Fundação Energia e Saneamento acaba de lançar o livro São Paulo em 200 imagens, que reúne uma seleção de duzentas fotos das milhares que constituem seu vasto acervo, que reúne documentos que tratam da memória da energia e do saneamento no estado de São Paulo, cobrindo desde meados do século XIX até o século XXI. 

Com 156 páginas, o volume, editado por Isabel Regina Felix, traz tanto fotos icônicas quanto menos conhecidos do acervo. O livro está dividido em três partes. A primeira delas, São Paulo em movimento, reúne imagens da capital e do interior paulista – Taubaté, Jacareí, Itu, Salto, Boituva e Indaiatuba - no início do século 20.

Na segunda parte, Paisagem Urbana, ganham espaço a arquitetura e a estética das edificações do interior, da Capital e do litoral do Estado, apresentando tanto prédios de valor histórico e cultural, simbólicos, quanto os pouco conhecidos, mas que desempenharam um papel importante nas mudanças de infraestrutura pelas quais o Estado passou. A última parte está dedicada especialmente à Energia, na qual ganha destaque a figura do trabalhador nas grandes obras do setor e na manutenção dos serviços de eletricidade, tão essenciais para as mudanças que influenciariam, para sempre, a vida em sociedade. 

A curadoria de imagens do livro esteve a cargo de Miguel Zioli, egresso do Programa de Pós-graduação em História da FCL-Assis. O livro pode ser adquirido na sede da Fundação Energia e Saneamento/Museu da Energia de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário