21 de fevereiro de 2016

Notícia: Editora Planeta lança novo livro de Miguel Nicoleli‏ em evento amanhã


Amanhã, a partir das 19h30, acontece no MASP o lançamento do livro Made in Macaíba - a história da criação de uma utopia científico-social no ex-império dos Tapuias, com palestra do neurocientista Miguel Nicolelis. O evento, que conta com a parceria do Fronteiras do Pensamento, marca a chegada do novo selo da Editora Planeta do Brasil, Crítica.

Levar a ciência a lugares inusitados e provar que ela pode ser um grande agente de transformação social. Foi partindo dessa ideia que surgiu o principal polo de ensino, pesquisa e extensão em neurociência brasileiro, o Campus do Cérebro. Localizado em Macaíba, cidade rural do interior do Rio Grande do Norte, o projeto foi idealizado pelo mais importante neurocientista brasileiro, Miguel Nicolelis. A história desse centro, uma referência mundial, está detalhada no livro Made in Macaíba- a história da criação de uma utopia científico-social no ex-império dos Tapuias.

Para Nicolelis, Macaíba é a utopia que deu certo. “Esse projeto é a prova cabal de que algumas utopias podem ser levadas a termo”, comenta o cientista que aponta no novo livro todas as etapas que consistiram na construção do Campus. Por meio da leitura, fica claro, por exemplo, que, apesar da credibilidade do neurocientista e da equipe envolvida no projeto, tirá-lo do papel não foi tarefa fácil. Mas valeu a pena.

Os resultados vão além da ciência: o Campus do Cérebro mudou o cenário de uma enorme comunidade carente e, atualmente, incentiva milhares de crianças a estudar e a acreditar que as oportunidades existem para todos. Como bem descreve o jornalista Hélio Campos Mello, tudo que diz respeito ao que tem sido feito em “Macaíba é uma lição de vida e de empreendedorismo de quem continua acreditando no Brasil”.

Sobre o Selo Crítica
Made in Macaíba - a história da criação de uma utopia científico-social no ex-império dos Tapuias é o primeiro livro do selo Crítica, da Editora Planeta do Brasil. Com 40 anos de tradição na Espanha, e mais de 2000 títulos em catálogo, o selo é a principal referência editorial em segmentos como história e ciências em todos os países de língua hispânica. A parceria com o maior cientista brasileiro em atividade dará também o início a coleção Biblioteca Nicolelis. O selo Crítica reeditará seu best-seller Muito Além do Nosso Eu e publicará outros dois títulos inéditos até 2017.

Sobre o Autor
Miguel Nicolelis nasceu em São Paulo, fez Medicina e doutorado na Universidade de São Paulo, e pós-doutorado na Hahnemann University da Filadélfia, EUA. Desde 1994, faz parte do corpo docente da Duke University, onde é professor nos Departamentos de Neurobiologia, Engenharia Biomédica e Psicologia. Em 2001, fundou o Centro de Neuroengenharia da Duke, o qual dirige até hoje. 

Membro das Academias Francesa, do Vaticano e Brasileira de Ciências, Nicolelis recebeu mais de 30 prêmios internacionais. Com John Chapin, foi o idealizador da interface cérebro-máquina. Através dela, qualquer pessoa pode usar apenas a sua atividade elétrica cerebral para controlar os movimentos de braços e pernas robóticos e virtuais, ou colaborar mentalmente na execução de tarefas motoras. Usando essa tecnologia, um paraplégico brasileiro, Juliano Pinto, executou o chute de abertura da Copa do Mundo de Futebol de 2014, no Brasil. 

Em 2003, idealizou o projeto do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra, no qual trabalha como voluntário. Seu primeiro livro, Muito Além do Nosso Eu, foi traduzido em 10 línguas e se transformou num best-seller internacional. Em 2004, a revista americana Scientific American o elegeu um dos 25 cientistas mais importantes do mundo. Em 2015, a revista Foreign Policy apontou Nicolelis como um dos seus 100 pensadores globais. 

Serviço
Lançamento do livro Made in Macaíba – palestra de Miguel Nicolelis
Dia: Hoje, às 19h30; Coquetel de lançamento do selo Crítica 20h - Palestra 21h - Sessão de autógrafos
Local: MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - Auditório MASP Unilever Endereço: Av. Paulista, 1578, São Paulo - SP

6 comentários:

  1. Oi Daniela!
    Que novidade bacana! Não conhecia o autor e gostei muito da proposta. Irei pesquisar sobre os outros trabalhos. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com | Sorteio A Rainha Vermelha

    ResponderExcluir
  2. Oie! :D

    Que nome difícil e grande o desse livro, hein? Hahahahaha
    Não costumo ler o gênero, mas sem dúvidas o livro deve ser muito inteligente e espero que o lançamento seja um sucesso!


    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  3. Como adoro história, acredito que eu vá amar esse novo selo da Planeta.
    Vou ficar aguardando os lançamentos, pois já sei que serão a minha cara!

    Devido ao ataque hacker sofrido pelo blog, voltamos com novo nome e layout. Venha conhecer! Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIIIIM, esse selo parece que vai trazer ótimos títulos.

      Excluir