26 de janeiro de 2016

Resenha: Arkhaika: A Trajetória do Sol e da Lua - Alecio Miari


Pense em um universo onde todos se sustentam e praticam escambo, mas buscando sempre ser melhor do que o dia anterior. Pense agora que, ano após anos, outro povo intergaláctico busca, em troca de conhecimento, os melhores guerreiros e cientistas desta e de outras terras. Esta é a tônica de Arkhaika - A Trajetória do Sol e da Lua, de Alecio Miari.

A trama se passa no planeta Arkhaika, entre os anos 776 e 782 deles. Há tempos, os arkhaínos aceitaram a entrada dos Leezus em seu planeta, povo tecnologicamente superior que queria trocar conhecimento. Sendo assim, ficou estipulado que os jovens arqueiros de Arkhaika, após terminarem seu treinamento de quatro anos no chamado Redil, deveriam ser levados pelos Leezus para missões de disseminação de conhecimento universo afora. Só que, pelo costume local, o jovem deveria se casar com uma moça que já lhe era prometida cerca de dois anos para o embarque com os Leezus.

Sendo assim, o jovem Apolo - que já viu seu irmão Othon passar por isso e nunca mais voltar - não entende este sistema, ficando ainda mais convicto de que não quer isto para si quando se casa com Luna, a garota que lhe foi prometida quando eram crianças. Tempos após o casal ter sua filha Diana, Apolo enfim embarca para Trímia, planeta utilizado pelos Leezus como ambiente de treinamento não só para arqueiros, como para geólogos e cientistas em geral. Durante sua estada por lá, Apolo vai aprimorando ainda mais suas técnicas de combate e táticas de guerra, até que descobre que existe um meio de voltar para Arkhaika, o que não será fácil. Junto com Othon, Aleksander, Isa e outros amigos, ele terá que enfrentar grandes desafios ao contrariar os Leezus e a fúria do temido comandante Maydel.

Confesso que, "oficialmente", este não é meu tipo preferido de livro, pois dialoga sobre um mundo no qual as principais armas do protagonista são flechas, às quais não sou muito chegado. Mas, ao começar a ler e entender cada um destes magníficos povos que surgem aos poucos na obra, confesso que me apaixonei. Talvez nunca tenha gostado tanto de uma leitura nacional contemporânea tanto quanto esta. 

Fui preso, também, pelas táticas de guerra detalhistas e impressionantes apresentadas ao longo do livro, já que Apolo passa por combates em treino e por guerras reais. Além disso, é um livro que nos faz pensar em como nosso mundo é capitalista e poderia, talvez, ser melhor se utilizássemos outro formato de troca de produtos e favores, fato que á abordado no desembarque de Apolo em Eternea.

Além de ver lições de humanidade, podemos observar também a força e independência da mulher. Luna, que não quer ficar parada enquanto seu marido embarca em uma viagem - supostamente - sem volta, ela combina com Franny, a líder do Redil, um treinamento de arquearia específico para ela. Conforme ela se aprimora, mais e mais garotas surgem para treinar, dando origem assim às FAG. Claro que o amor não poderia ser deixado de fora. Unidos como corpo e alma, Apolo e Luna fazem de tudo para se reencontrarem e só têm uma certeza: a de que ainda vão se ver novamente.

Os únicos "poréns" que encontrei na obra foram alguns pequenos erros gramaticais e de pontuação, mas nada que possa ser revisado e melhorado para uma nova edição. Também não é nada que interfira no processo de leitura de forma gritante, mas vale o registro.

Portanto, se você quer buscar ser uma pessoa melhor, quer mensagens de esperança e calma, duvida que as mulheres têm "poderes" próprios e, claro, quer ter muita tensão com uma distopia, esta obra é a certa para você. Vale dizer que estas temáticas abordadas no livro são citadas por Miari na "Nota do Autor". "A partir do momento em que comecei a escrevê-la, passei a ver o mundo com outros olhos. Uma frase impactante que eu ouvia, um pensamento que era compartilhado comigo, uma atitude que alguém tomava em determinada situação, tudo virava ideia para alguma passagem do texto", escreve.

Nota: ★★★★

Serviço
Livro: Arkhaika: A Trajetória do Sol e da Lua
Autor: Alecio Miari
Páginas: 349
Data de publicação: 2014
Editora: Lura
Preço médio: R$ 34,90

2 comentários:

  1. Leitura maravilhosa! Amei tudo no livro e adorei a resenha.
    Assino embaixo sua recomendação.

    ResponderExcluir