18 de janeiro de 2016

Notícia: Lançamentos da Matrix Editora


Neste mês de janeiro, a Matrix Editora apresenta dois novos lançamentos. Confira:

Como proteger áreas de conservação dentro de cidades? É o desafio do livro BiodiverCidade



BiodiverCidade (lançamento Matrix Editora / IPÊ Instituto de Pesquisas Ecológicas) é um livro que faz refletir sobre o papel das áreas protegidas no contexto das cidades. A obra nasceu a partir da experiência do Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPÊ – na elaboração dos planos de manejo de quatro áreas protegidas urbanas: o Parque Estadual da Pedra Branca, a Reserva Biológica Estadual de Guaratiba (ambos no Rio de Janeiro, RJ), o Parque São Bartolomeu, em Salvador, BA, e o Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo, em São Paulo, SP. 

O processo de elaboração desses planos de manejo foi um grande desafio e envolveu uma equipe variada de profissionais. Todas essas áreas têm, em comum, o seu contexto urbano, o que adiciona novos desafios à sua gestão. Elas estão localizadas em grandes capitais brasileiras, inseridas em regiões sobre as quais avançam o crescimento e a expansão urbana dessas cidades. 

Esse fato implica um sentido de urgência e, ao mesmo tempo, aponta para a necessidade de se percorrer novos caminhos na busca de soluções para os já conhecidos problemas que orbitam em torno do conjunto das unidades de conservação (UCs) existentes no Brasil, além das novas nuances que são adicionadas em razão do contexto urbano dessas áreas. Também são apresentados e discutidos alguns de seus inúmeros valores ambientais, socioeconômicos, culturais, estéticos e educacionais e os problemas mais frequentes enfrentados por essas áreas. 


Livro sobre meio ambiente mostra como surgiram e como são as áreas protegidas brasileiras 

O que motivou o surgimento das categorias de manejo das unidades de conservação que constituem nosso atual sistema de áreas protegidas? A resposta está no livro Unidades de Conservação, lançamento da parceria Matrix Editora / IPÊ Instituto de Pesquisas Ecológicas. O trabalho se baseia em uma série de entrevistas com personagens marcantes da história de nossas Unidades de Conservação e busca explicar a origem das categorias de manejo desse tipo de espaço criado no Brasil. 

Para tal, foi necessário conhecer a origem das primeiras áreas protegidas criadas no mundo, passar pelos inúmeros Tratados, Conferências e Congressos Internacionais e culminar em uma intensa e laboriosa análise do contexto ambiental e político brasileiro. O presente livro é fruto de um desafio proposto por Claudio Pádua durante curso do Mestrado realizado na Escola de Conservação Ambiental e Sustentabilidade - ESCAS do IPÊ. 

Defensor público de uma simplificação drástica no número de categorias presentes em nosso Sistema de Unidades de Conservação (SNUC) buscava uma resposta que explicasse a gama de categorias de unidades de conservação existentes no Brasil.

Serviço
Livro: BiodiverCidade 
Autoras: Erika Guimarães e Angela Pellin
Editora: Matrix
Páginas: 200
Preço médio: R$ 49,90

Livro: Unidades de Conservação
Autores: Claudio Valladares Padua e Angela Pellin
Editora: Matrix
Páginas: 240
Preço médio: R$ 49,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário